O Sistema Musical Ocidental (fundamentos)
* Extraído do livro-apostila : ” AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO 
Chamamos de Sistema Musical Ocidental o Sistema de doze sons ,sendo : 7 notas naturais e 5 acidentadas (sustenidas ou bemóis ). Esta escolha de 12 notas ( dispostas em várias oitavas) é obviamente o resultado de um processo de evolução que pode ser compreendido através do estudo da História da Musica ( desde tempos remotos até nossos dias ).Aqui temos um breve texto sobre o tema , dando ênfase às questões de ordem teórica da Musica em geral , partindo da definição das Propriedades do Som ,..etc..

Definições Gerais :

SOM : É o elemento básico da música , portanto devemos em primeiro lugar definir as suas propriedades .

Propriedades do Som

1) Duração – Ë o tempo de produção de um som ( indicado na escrita musical pela figura da nota e pelo andamento )
2) Intensidade – É a propriedade do som ser mais forte ou fraco ( indicado na escrita musical pelos sinais de dinâmica )
3) Altura – É a propriedade do som ser mais grave ou agudo ( indicado na escrita musical pela posição da nota na pauta e pela clave )
4) Timbre – É o atributo especial de cada som ; a qualidade de um determinado som que permiti reconhecer a sua origem.

Física do Som ( Noções de Acústica)Acústica (do grego : acuo = ouço)

É a parte da Física que trata do som , que estuda os fenômenos e leis inerentes à produção do som . Quando um corpo elástico, tipo a corda da guitarra , é tirado do seu ponto de repouso e portanto produz uma oscilação ,indo e vindo consecutivamente, chamamos de Vibração.
A distância percorrida por este corpo é a Amplitude ( intensidade ). Se as Vibrações forem irregulares ,o som é considerado um ruído, porém se forem regulares o som é considerado musical .- O número de Vibrações regulares por segundo ,definem a Freqüência ,que é medida em Hertz (Hz). Uma nota musical determinada tem sempre a mesma freqüência qualquer que seja o instrumento que a produz.- A padronização do numero da freqüência pode ser variável segundo a convenção estabelecida .- Está fixado desde 1939 , para a afinação da nota La em 440 hz — Quanto maior a frequência , mais agudo é o som

Afinação

A fim de se ter um ponto de referência fixo para a afinação dos instrumentos musicais ,criou-se o Diapasão que normalmente era de metal ,porém foram criados os de sopro, com o avanço da tecnologia principalmente da década de 60 em diante (século xx) , começaram à surgir os afinadores eletrônicos que hoje são muito comuns e já fazem parte da vida de qualquer profissional ou até mesmo amador da musica.-

ouvido humano percebe aproximadamente , de 16 a 30.000 vibrações por segundo. Os sons de 32 a 4.000 vibrações por segundo são considerados musicais.- O sons musicais são divididos em Simples e Compostos. Quando o som fundamental é o único existente , trata-se de um som Simples. A maioria dos instrumentos musicais produzem sons Compostos ,ou seja ,ao som fundamental são adicionados diversos Harmônicos ( Fenômeno Físico- harmônico)

Fenômeno Físico – Harmônico : quando uma corda vibra ,esta vibra por inteiro, ao mesmo tempo se divide em duas metades e esta vibração secundaria produz uma oitava acima da mesma nota. Enquanto esta nota vibra por inteiro e em duas metades , divide-se também ao mesmo tempo em três terços, quatro quartos , cinco quintos ,etc….Então ,obtemos aquilo que chamamos de Série Harmônica ,que é o conjunto de notas produzidas por uma única nota fundamental. A extensão das séries harmônicas dos sons fundamentais das vozes humanas e dos instrumentos musicais e principalmente os sons que mais se salientam da série é o que define o Timbre do instrumento.

Podemos dizer então, que à partir deste processo descrito temos aquilo que chamamos de Bases Físicas da Tonalidade , isto é, a base física das Escalas e por conseguinte dos Acordes (Harmonia) . Na Série Harmônica segundo sabemos temos de 16 a 20 notas em harmônicos que são perceptíveis ao ouvido musical humano ,entretanto as divisões de harmônios dentro da Série continuam se processando e se dividindo , porque na realidade temos varias sub- divisões de notas que vão além das notas adotadas pelo nosso Sistema Musical Ocidental , que são doze (12), mas, já foram vinte e duas (22) notas , que é a Escala Completa do antigo Sistema Oriental .O que ocorre é que há alguns séculos atrás o Sistema de Escala da Musica Ocidental foi dividido e temperado ,ou seja, passou a adotar apenas os 12 sons que formam aquilo que chamamos de Escala Cromática:

DO – do#/reb – RÉ – ré#/mib – MI – FÁ – fá#/solb – SOL -sol#/lab – LÁ – la#/sib – SI

Cada Intervalo entre as notas possui um semitom ou meio tom que é o nome da medida que usamos para definir o espaço entre as notas, entretanto no Sistema Musical Oriental antigo existem outras medidas que na realidade estão na própria natureza da formação dos sons. Em nossa cultura admitimos como sons afinados apenas aqueles que se encontram dentro da Escala temperada , ou seja, aquilo que foi convencionado como nosso Sistema Musical . Aceitamos em caráter de estudo ,aquilo que segundo se sabe foi descoberto por um dos filósofos e matemáticos da Grécia antiga chamado Pitágoras , as chamadas comas Pitagóricas, que se encontram dentro de um intervalo de um tom . Na realidade 1 (uma) coma , corresponde à nona parte( 1/9 ) de um tom , sendo cada semitom quatro comas e meia.

Nota: Nota: Quero lembrar , que os princípios da Física do Som e os demais aspectos aqui tratados , valem para a musica em geral , ou seja para o Sistema Musical Oriental também , muito embora possua características diferentes da Musica Ocidental. Sabemos que a nossa Musica Ocidental é muito mais recente historicamente do que a Oriental e o nosso Sistema de Escala por exemplo , tem origem na Musica mais Antiga que era orientada pelos princípios do Sistema Oriental ,enfim , esta é uma questão mais particular e deve ser estudada em livros ou com professores especializados em Teoria Musical e História da musica.

Formação do nosso Sistema Musical (Ocidental )

– Para alguns ,o fenômeno físico – harmônico tem importância fundamental na musica ,conforme já comentamos , porque constitui a base física da arte musical no que se refere à tonalidade. Afirmam , que a Escala Maior ( do ré mi fa sol la si ) natural é a escala para a qual tende naturalmente o sentimento humano , porque ela está baseada no fenômeno físico – harmônico. Ao mesmo tempo é aceita também a idéia de que, as Escalas se originaram como ” convenções sociais ” ,pois , existem muitas escalas que não possuem intervalos ” puros “. Algumas escalas podem ter surgido do desejo de produzir orifícios igualmente espaçados em uma flauta ou trastes em um instrumento de cordas .Para os ouvidos Ocidentais as Escalas resultantes podem soar muito pouco naturais.

Provavelmente o nosso Sistema de Escalas foi derivado do conhecido; Circulo de Quintas e não dos harmônicos. Como sabemos o Circulo se baseia no principio das 5as (quintas) ascendentes ( sentido horário ) e descendentes ( sentido ante- horário)





Sabe-se que os Chineses foram os primeiros a examinar a relação entre as quintas (5as ). Os documentos que subsistem ,anteriores a 3000 anos A.C. , mostram a importância destas relações. Eles observaram que uma série de quintas (5as ) em uma fileira, produzem doze (12) notas em uma série, antes que estas voltem a se repetir. Essas doze (12) notas em uma série , incluem todos os semitons de nossa Escala Ocidental. Usaram também o circulo de quintas (5as ) para estabelecer a escala de 5 sons ( notas) = Pentatônica ( tão famosa e amplamente usada no século xx) , que é básica no Blues e no Rock , a extensão desta série em mais dois intervalos (sendo a ½ (meio) tom ascendente e descendente, respectivamente do 3o. e 4o. graus da Escala ) produziu as notas necessárias para completar a Escala Maior como conhecemos no Ocidente. A musica baseada nesta escala de sete (7) notas tornou-se popular na China e mais tarde a musica Chinesa usou uma escala com os doze semitons que conhecemos. Eles desenvolveram também uma forma de notação musical. Entretanto, a escala de 5 notas ( Pentatônica ) permaneceu sagrada e foi mantida para a musica que expressa os mais altos ideais morais, éticos e espirituais , ao passo que a escala de 7 notas ( Escala Maior) destinava-se a musica da Corte ou da rua.- É importante ressaltar que a musica Oriental ,seja: Chinesa , Japonesa , Hindu, etc…utiliza como base principal , estruturas intervalares de escalas de 5 sons (Pentatônicas) em diversos formatos. Não só portanto, esta aqui referida : 
do ré mi sol la 

Escala Temperada –– É a divisão exatamente igual dos doze(12) semitons da Escala Cromática Ocidental , já mencionada e descrita.

Fenômeno de Oscilação simpática –– Quando se produz um som , os corpos sonoros situados ao alcance das ondas sonoras e capazes de dar o mesmo número de vibrações daquele som ou qualquer dos seus harmônicos, põem – se a vibrar espontaneamente sob a ação do som principal; Por exemplo, quaisquer das cordas da guitarra quando tocadas na casa 5 fará soar a sua simpática respectiva que está solta ( me refiro a afinação standard – convencional – ).

Os 3 (três) principais elementos da Música –

Ritmo: ( do grego: rhytmus = movimento igual e simétrico ) é a ordem a que obedecem os sons em valores de duração variáveis dentro do discurso musical. O ritmo é o elemento n. 1 da musica . Para alguns estilos de musica ele é visceral , porque se sustentam à partir do seu discurso. A rítmica também teve a sua evolução histórica. Segundo alguns musicólogos , na África antiga ( há milênios atras ) entre as tribos negras eram tocadas musicas rítmicas nos instrumentos de percussão, em células e compassos complexos, se considerado o estágio de evolução, pois hoje temos a compreensão praticamente total das questões da rítmica, porque vivemos o periodo já civilizado com avanço tecnológico ,etc… Alguns estudiosos teorizam que a base do que tocamos hoje ,se encontra óbviamente no passado remoto.Portanto ,o senso rítmico é a primeira condição de um musico ,ou nascemos com ele ou o desenvolvemos à partir de exercícios ,etc…

Melodia : ( do grego: melos = canção ,ode) é uma sucessão de sons isolados e combinados em alturas e valores diferentes que obedecem à um sentido lógico musical. Na grafia musical ela se apresenta em direção horizontal e é constituída de frases e períodos. ( Dois ,três ou quatro compassos formam uma frase musical . Toda frase musical contém duas partes:1) O primeiro impulso do movimento é denominado arsis ( do grego ; elevação )2) O seu respectivo repouso é chamado de thesis ( do grego ; deposição )Período : é a sucessão de frases diversas dando sentido completo ao trecho Musical.Em nosso conceito ,consideramos a Melodia ,como sendo a musica por excelência. Quando ouvimos um instrumento Solo seja de canto (voz humana) ou qualquer instrumento de sopro (saxofone, flauta, trumpete,…) sempre estaremos ouvindo Melodia. Os instrumentos de cordas e teclados por serem completos ,ou seja podemos tocar melodia e harmonia em separado ou simultaneamente, oferecem a possibilidade do discurso Harmônico, além do Melódico, já óbviamente incluido o discurso Rítmico que sempre estará implícito em qualquer execução de qualquer instrumento. É importante ressaltar que, toda Melodia ,estará dentro de uma Escala ,ou fazendo uso de mais de uma Escala ao mesmo tempo, por trecho logicamente, ou estará usando algumas notas de alguma Escala ,tipo arpejo ,etc.. ou ainda serão notas não pertencentes a nenhuma estrutura intervalar , porém sempre dentro da estrutura cromática dos doze (12) sons , a menos que não seja Musica Ocidental ou que estejamos usando recursos outros , por exemplo ; o Bend na Guitarra ( ver parte de TÉCNICA ) que pode pegar menos que meio tom ,ou qualquer Intervalo Musical não muito preciso ,….etc…..Se pudéssemos analisar as Melodias dos últimos 300 anos da Musica Ocidental ( periodo considerado como aquele em que a musica mais evoluiu ) ,observaríamos que os ” desenhos ” das melodias são ;combinações Lineares ( em linha de escala ) ou Arpejos ( notas alternadas de uma escala ) ou tudo junto acontecendo na mesma Melodia de maneira Diatônica ou Cromática ( ver definições adiante ). –

Harmonia : ( do grego; combinação dos sons ) é a ciência que estuda a concatenação dos Acordes ou ainda , a combinação das vozes que acompanham à uma melodia principal . Na grafia musical ela se apresenta em sentido vertical. Cada Acorde que tocamos ao acompanhar (conduzir) uma musica ,se combinará com o , anterior a ele , o próximo e principalmente com a Melodia.

NOTA : O ” Timbre ” é uma das Propriedades do Som porém alguns autores ( musicólogos) o consideram como o 4º elemento da musica . 

Sistema Diatônico (Ocidental )O nosso sistema musical foi desenvolvido principalmente apoiado na Escala Diatônica. Basta observar as composições dos últimos 300 anos e perceberemos não só esta evidência ,bem como o processo de evolução do cromatismo musical – [que teve o seu apogeu no final do século 19 ,que ao entrar no século 20 já tínhamos novas propostas de sistemas, como exemplo; Arnold Schoenberg que sugeria a pratica da composição serial dodecafônica que se utiliza dos doze (12) sons ] –

Na realidade a Escala Maior é a mais comumente praticada em nossa música que é uma das várias Escalas Diatônicas existentes, porém, se tornou a mais importante Escala na Música Ocidental. Todos nos sentimos familiarizados ao ouví-la ela é óbvia, podemos até dizer que a sua pratica se encontra esgotada, ou seja, é difícil criar algo totalmente inédito com uma escala tão usada. As musicas que se encontram na Mídia ( Radio, TV, etc..) se servem basicamente dela é óbvio que há ocorrência de outras escalas ( como por exemplo a Pentatônica com algumas notas cromáticas adicionadas se tornou básica no Rock porque vem do Blues ..etc…). A música do Século 20, bem como do Século anterior, utilizaram outras tantas escalas além dela, mas ela se tornou referência da Musica Ocidental.

A Escala Maior dada como referência principal é a Natural, que cujos nomes das notas configuram a base do Sistema Diatônico ou seja, os nomes das notas musicais são as próprias notas da Escala em Dó maior : ( DO RÉ MI FA SOL LA SI )

Estrutura intervalar = 2 tons ,1 semitom,3 tons e 1 semitom -Definições:- Escala = é uma sucessão de graus conjuntos entendendo-se por graus conjuntos ,os graus que não interrompem a ordem natural dos sons.

1) Escala Cromática: é a sucessão de tons e semitons.
2) Escala Diatônica: é a sucessão de notas separadas por tons e semitons

Além da Escala Maior há mais duas (2) Escalas que são consideradas importantes na Musica Ocidental , as Escalas Menores Harmônica e Melódica:

1) Escala Menor Harmônica – ( DO RE MIb FA SOL LAb SI )
2) Escala Menor Melódica – ( DO RÉ MIb FA SOL LA SI )-

Obviamente existem muitos tipos de estruturas de Escalas , porém estas parecem ser as mais aceitas na Musica convencional , tendo sido usadas para a composição de muitas musicas do repertório Ocidental –

Formação das Tonalidades ( Escalas Maiores ) :

(À partir do Círculo de Quintas Ascendentes e Descendentes)

1) Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
2) Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá# 
3) Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó#
4) Lá Si Dó# Ré Mi Fá# Sol#
5) Mi Fá# Sol# Lá Si Dó# Ré#
6) Si Dó# Ré# Mi Fá# Sol# Lá#
(Dób Reb Mib Fáb Solb Láb Sib)
7) Fá# Sol# Lá# Si Dó# Ré# Mi#
(Solb Láb Sib Dób Réb Mib Fá) 
8) Dó# Ré# Mi# Fá# Sol# Lá# Si#
(Réb Mib Fá Solb Láb Sib Dó)  
9) Láb Sib Dó Réb Mib Fá Sol 
10) Mib Fá Sol Láb Sib Dó Ré
11) Sib Dó Ré Mib Fá Sol Lá
12) Fá Sol Lá Sib Dó Ré Mi



Como pudemos observar as tonalidades (na Escala Maior) se formam seguindo o Circulo de Quintas ascendentes e descendentes. Basta seguir a estrutura Intervalar da Escala em Dó Maior ,avançando a cada quinta ascendente ou descendentemente .O numero de tons e semitons sempre serão iguais dentro de uma Escala que já tenha um formato ,pois ela se torna o modelo padrão para as outras. O que muda é a tonalidade. Isto vale para qualquer Escala ( Diatônica ) o numero de tonalidades será sempre 12 (doze) logicamente, porque temos um Sistema Musical baseado nos 12 semitons já amplamente tratados aqui neste capítulo. Obviamente haverá muitas estruturas de Escalas à partir de 4 (quatro ) sons que chamamos de tetrafonia ou 5 (cinco) sons que chamamos de Pentafonia ou Escalas Pentatônicas ou ainda 6 notas que são Escalas Hexafônicas, 7 notas são Escalas Heptatônicas como a Escala Maior, Menores Harmônica e Melódica , com 8 notas tipo; Escala Diminuta ou Dom-Dim e assim por diante até doze sons (12) que podemos usa-lo de maneira serial, à saber (ver parte de Escalas ). Criamos melodias à partir dessas Escalas ou se quisermos com ” apenas algumas notas de qualquer uma delas”.Esta parte tentou elucidar os aspectos que fundamentam a Musica Ocidental nos preparando para a compreensão da Teoria e pratica dos : Intervalos ,Escalas e Acordes e suas relações no braço da Guitarra.

NOTA : Quero lembrar que algumas questões levantadas aqui, podem ser conceituais sujeitas à discordâncias uma vez que o fenômeno da Musica não esta totalmente explicado pela Ciência, dando portanto margem à especulações. Mesmo que tivéssemos todos os fenômenos explicados, acredito que ainda assim teríamos desacordo de idéias e conceitos , isto é próprio do ser humano. As diferenças fazem parte da natureza. 
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* Intervalos & Escalas https://wesleylelycaesar.net/intervalos-escalas/
* Acordeshttps://wesleylelycaesar.net/acordes/
* Harmonia – https://wesleylelycaesar.net/harmonia/

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