Introdução ao CHORD MELODY

              Conforme já sabemos a Guitarra e o Violão são instrumentos que podem ser classificados como “completos”, ou seja, tanto podemos usá-los para Acompanhamento (Harmonia com Ritmo) como para Solo (Melodia).

              Na velha tradição do Violão, ele foi fundamentalmente usado como instrumento autônomo, isto é, ao mesmo tempo em que se Sola, também Acompanha-se. A esta técnica de Acompanhamento e Solo simultâneo, na relativamente nova tradição da Guitarra Elétrica Americana do Jazz, costuma-se chamar de Chord-Melody.

              Muitos guitarristas dedicaram-se a esta técnica, porém, poucos deles ficaram conhecidos no mundo por ser uma técnica que cujos arranjos e grande parte do repertório pertencem a um setor da musica mais “elitizado”.

              Guitarristas como Barney Kessel (anos 40) e Joe Pass (anos 50) são referencias na técnica Chord-Melody do Jazz. Nos EUA, nas últimas décadas surgiram outros Guitarristas nesta técnica como; Ron Eschete que pertencia ao corpo de professores do GIT de Los Angeles na década de 1980. Sempre está surgindo Guitarristas em Chord Melody que são pouco conhecidos…

              É importante ressaltar também que o estilo Chord-Melody existe fora do Jazz, pois, Guitarristas e Violonistas de outros países podem adotar a técnica adaptada à musica de sua nacionalidade.

            No caso do Chord-Melody do Jazz americano, que é o nosso foco aqui, ele costuma ser normalmente blocado, isto é, em blocos de acordes que acompanham a Melodia. A Harmonia caminha junto à Melodia passo à passo, porém, pode ser também intercalada com frases melódicas que preenchem os espaços da melodia original, enfim, o estudo do Chord-Melody no Jazz é especifico, e merece ser estudado exclusivamente.

 *Consulte o meu Compendio de Guitarra vol. 01 e 02

Aulas Semanais, Quinzenais e Avulsas: https://wesleylelycaesar.net/aulas-semanais-quinzenais-e-avulsas/