A Percepção Auditiva na Guitarra e no Violão

        A Percepção musical é um dos principais assuntos no estudo de um instrumento. Ela deve ser estudada com professores e programas específicos. Porém, a nível pratico com a utilização da Guitarra, devemos estudá-la, para reconhecer as divisões rítmicas das musicas em geral, os intervalos melódicos, os Acordes encadeados que formam as seqüências que acompanham as melodias, elementos da Técnica do instrumento, etc. Podemos dividir o estudo da Percepção musical em três secções: Rítmica, Melódica e Harmônica.

 Percepção Rítmica

       Ao ouvir uma musica popular qualquer, devemos identificar primeiramente a sua fórmula de compasso, a célula rítmica que normalmente guia o ritmo da musica que normalmente chamamos de Groove (condução rítmica-harmônica). Esta tomada perceptiva nos coloca no primeiro plano da musica, pois, a partir da identificação rítmica, podemos já perceber o estilo musical ou pelo menos obter uma referencia. Em aula pratica o importante é reproduzir o que se ouve.

   Percepção Melódica

       A Percepção melódica na Guitarra está diretamente ligada à percepção dos Intervalos. Conhecer de ouvido pelo menos os intervalos diatônicos da Escala Maior, por exemplo, já serve como guia para efetuar o resto. Em aula pratica toca-se na Guitarra os intervalos ouvidos de um Solo qualquer, que pode ser vocal ou instrumental. Ao identificá-los seria interessante grafá-los de preferência em pauta, já a titulo de estudo de escrita. Este exercício deve ser feito à partir da musica ouvida em Cd (por exemplo) ou cantada propositalmente para o estudo. O habito de “tirar” de ouvido auxiliará o eventual futuro profissional a escrever, mais rapidamente, a musica que ouve. Pois, ao ouvirmos os sons musicais em nosso cérebro devemos ser capazes de passá-los para o papel ou simplesmente para o instrumento.  

 A Percepção das Cadencias Harmônicas

           A Percepção Harmônica trata-se da Percepção dos Acordes que em Seqüência acompanham a Melodia das musicas em geral. O “Arranjo que veste” a melodia.  Os Acordes e suas funções devem ser compreendidos dentro da disciplina que chamamos de “Harmonia Funcional” – ver Harmonia (Acordes)

          A Harmonia Tradicional é uma outra abordagem das relações entre as vozes que dão a estrutura de uma musica. Ambas são importantes para a sobrevivência de um guitarrista profissional e devem ser estudadas com professores específicos.

          Como guitarristas, podemos ser surpreendidos ao acompanhar um cantor ou uma cantora com uma musica solicitada pelo publico, na hora de uma eventual apresentação, ou por escolha do próprio cantor, cuja música não conhecemos e que não foi previamente ensaiada e temos que de improviso descobrir a Harmonia na medida em que ela está sendo cantada, obviamente que aqui nos referimos as musicas populares triviais dentro do sistema musical tonal e /ou modal. Bem, neste caso é pré-requisito conhecer Harmonia (as concatenações dos Acordes), suas regras e área de tonalidade, mais ainda, devemos estar não só muito familiarizados auditivamente com este material, bem como, dispormos de muita experiência anterior. Então, podemos aumentar muito a chance de perceber de imediato toda a estrutura harmônica da musica sugerida.

          Obviamente que dentro dos estudos de Arranjo, Composição, Improvisação e Harmonia, as evidências das regras de condução de vozes nos levam a um resultado pratico positivo, porém, no caso citado acima teríamos que trabalhar muito mais com a nossa intuição do que propriamente com a razão. Então, precisamos estar condicionados auditivamente, a algumas das principais Cadências Harmônicas que são as mais incidentes na pratica e que se repetem em muitas musicas inclusive em estilos totalmente diversos. De tanto tocar e ouvir nos condicionamos auditivamente às tais Cadências Harmônicas. Em outras palavras, ao ouvirmos uma musica, imediatamente identificamos a seqüência de acordes, ou seja, a harmonia.

As Seqüências de Acordes (ou Cadências de Acordes em Seqüências) surgem como Padrões do cotidiano musical.

          Vejamos alguns exemplos;

Cadencia Maior: I  IV  V (T S D)/ Cadencia I  IIm  IIIm  IV/ Cadencia I  VIm  IIm V,etc.    * Consulte o meu Compendio de Guitarra vol. 01 e 02 –

Aulas Semanais, Quinzenais e Avulsas: https://wesleylelycaesar.net/aulas-semanais-quinzenais-e-avulsas/