Intervalos

* Extraído do livro-apostila : ” AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO 
Definições Gerais:

INTERVALO: É a distância existente entre duas (2) notas de alturas diferentes-

1) Os Intervalos na primeira oitava são considerados ; simples, os que ultrapassam a oitava são chamados de compostos
2) Os Intervalos da Escala Natural são considerados naturais
Os Intervalos podem ser:
a)Melódicos: sons que se sucedem
b)Harmônicos: sons simultâneos
Os Harmônicos podem ser :
Consonantes perfeitos: 5 (quinta justa) e 8 (oitava)- 
Consonante Misto : 4 ( quarta justa)
Consonantes imperfeitos: 3 (terça maior), 3b( terça menor) 6 (sexta maior) e 6b (sexta menor ) Obs.: a 3b na pratica é igual à ; 2# ( segunda aumentada) , a 6b na pratica é igual à ; 5# (quinta aumentada)
Dissonantes : são todos os demais;2b (segunda menor )4# ou 5b ( quarta aumentada ou quinta diminuta )7b ( sétima menor )maj.7 ( sétima maior )
* Nota – Estes conceitos de Consonância e Dissonância encontram-se superados, porém, são necessários para a compreensão dos princípios de Harmonia .
Intervalo Consonante : as notas se fundem produzindo uma sensação de repouso.
Intervalo Dissonante: produzem uma sensação de movimento.

Os Intervalos ainda podem ser;
Diatônicos : são os intervalos da Escala Diatônica ,tipo a Escala Maior por exemplo.
Cromáticos : são os intervalos alterados da Escala diatônica (semitom cromático)
Enarmônicos ou Sinônimos : são intervalos representados com diferentes grafias, mas, iguais em fonia (som)







INVERSÃO DOS INTERVALOS* Quando um Intervalo troca de posição chamamos de Inversão :2b ( segunda menor ) ao contrario é maj.7 ( sétima maior)2 ( segunda maior ) ao contrario é 7b ( sétima menor)3b ( terça menor ) ao contrario é 6 ( sexta maior)3 ( terça maior ) ao contrario é 6b ( sexta menor)4 ( quarta justa ) ao contrario é 5 ( quinta justa )4# (quarta aumentada) ao contrario é 5b ( quinta diminuta)5 ( quinta justa ) ao contrario é 4 ( quarta justa )5# ( quinta aumentada) ou 6b (sexta menor ) ao contrario é 3 ( terça maior)6 (sexta maior ) ao contrario é 3b ( terça menor)7b ( sétima menor ) ao contrario é 2( segunda maior )7 (sétima maior ) ao contrario é 2( segunda menor)

OBSERVAÇÕES GERAIS*
Observe que a soma dos intervalos nas suas respectivas inversões sempre é igual ao numero 9 * Quando duas notas iguais são tocadas na mesma altura ,chamamos de : Uníssono -* As definições aqui colocadas são tradicionais possibilitando alterações conceituais-* O estudo e a total compreensão dos Intervalos é de absoluta importância para entendermos ; Escalas , Acordes e suas respectivas formações

Estudo e Aplicações dos Intervalos
* Os Intervalos devem ser estudados do ponto de vista ; visual e auditivo diariamente, até a sua total compreensão
* Deve-se tocar os Intervalos na guitarra e depois cantá-los, para retê-los em nossa memória.* O estudo da memória sonora depende de condicionamento auditivo que se obtém com frequência de trabalho.
* Depois de estudados os Intervalos comuns , então devemos estuda – los dentro das Escalas ; tocar, visualizar o seu desenho e cantar nota por nota.
* Em fase posterior devemos analisar , tocar e cantar cada nota de cada Acorde que tocamos em nosso dia-a-dia – É óbvio que para isto teremos uma tabela que resume os principais Acordes – ( ver parte de ACORDES )
SAIBA MAIS NO LIVRO-APOSTILA : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

Introdução em Escalas

Extraido do meu livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO
Como vimos na parte da Teorização do Sistema Musical Ocidental, as Escalas são fundamentais dentro do processo musical , por serem a ” fonte ” das Melodias existentes , pois toda Melodia se encontra dentro de uma ou mais Escalas, poderá ser fragmentos ou notas contidas em Arpejos de Escalas…etc…O estudo das Escalas , é necessário à todos os músicos de qualquer instrumento de Cordas, Sopro e Teclados, porque nos ajudam à educar o ouvido , desenvolver as articulações dos dedos ou seja, auxiliam no trabalho técnico – mecânico , são referência absoluta na compreensão da Formação das Tonalidades que por sua vez originam os Acordes ( que combinados formam a Ciência Harmônica ) , nos ajudam à compreender e memorizar os Intervalos .Alguns aspectos da Teoria das Escalas estão citados na parte dos Fundamentos do Sistema Musical Ocidental como por exemplo o que é; Escala Diatônica , Cromática, Ascendente e Descendente ,…etc….Antes porém de começarmos a estudar as Escalas é interessante retomar as colocações que foram feitas sobre , quais são as principais Escalas do nosso Sistema Musical :

* ESCALAS TRADICIONAIS Nome da Escala – Estrutura intervalar (nome dos intervalos)

1) Escala Maior = T 2 3 4 5 6 7
2) Escala Menor Harmônica = T 2 3b 4 5 6b 7b
3) Escala Menor Melódica (Jazz Minor) = T 2 3b 4 5 6 7b

* Estas são Escalas básicas na Musica Ocidental, pois se analisarmos a maior parte das musicas ( melodias e Harmonias- Acordes ) existentes notaremos como estas 3 ( três ) Escalas são importantes desde séculos atrás até nossos dias. Entretanto existem outras Escalas que também são usuais . Alguns guitarristas e músicos não consideram as outras Escalas além destas (Maior, Menor Harmônica e Melódica) por acreditarem que estas satisfazem plenamente as composições e improvisações. Óbvio que dependerá do estilo , pois no Blues , no Rock e na Musica Pop por exemplo, a Escala básica é a Pentatônica com Blue Note . 
 
ACESSE AS ESCALAS:
ESCALA MAIORhttps://wesleylelycaesar.net/escala-maior/
ESCALAS MENORES : https://wesleylelycaesar.net/escalas-menores-harmonica-e-melodica/
ESCALA PENTATÔNICA : https://wesleylelycaesar.net/escalas-pentatonicas/
ESCALAS SIMÉTRICAS : https://wesleylelycaesar.net/escalas-simetricas/

COMO APLICAR AS ESCALAS MAIORES NA PRÁTICA MUSICAL COTIDIANA ?

CONTATO: wclely@hotmail.com


SAIBA MAIS NO LIVRO-APOSTILA : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

Aulas Semanais, Quinzenais e Avulsas: https://wesleylelycaesar.net/aulas-semanais-quinzenais-e-avulsas/