Em praticamente toda a literatura da historiografia que trata da História da Música no Ocidente, do mundo ‘dito civilizado’ com base Européia, ela nos revela que a ‘música’ ocidental partiu de uma perspectiva monódica rumo a um conceito harmônico. Desde seus primórdios ainda na Grécia pré-cristã, com o peso das escolas; Pitagórica e Harmonicista, com os modos musicais gregos, e todo um conjunto de elementos filosófico-culturais, sugeriam e apontavam um caminho para a criação musical no ocidente. Com o fim do império romano nos primeiros séculos da idade média, e o surgimento do cristianismo que deu a base filosófica à existência da Igreja Católica, e dentro dela o aparecimento de um sistema musical (modos gregorianos) servindo à liturgia católico-cristã, surgiu assim, a base musical do Ocidente. Portanto, a trajetória da música no ocidente tem um elo absoluto com a Igreja Católica, na medida em que esta estabeleceu, através de seu sistema de modos, as regras do “fazimento” e da criação musical, muito embora a música espontânea dos povos sempre tenha existido. Mas, no Ocidente (civilizado com base Européia) através da própria história da música, se pode notar certas particularidades. O que a ampla literatura da história da música no ocidente sugere é que todo o processo de planificação e construção musical foi por longo tempo (quase toda a idade média) “submetido” às regras de criação musical de um monacato (ambiente monástico). A criação da música espontânea embora seja natural entre os povos, contudo, ninguém tem a medida de quanto o cruzamento de vertentes da música imanente do povo pôde afetar a música criada dentro do clero, e o quanto essa música “espontânea” do povo é de fato “pura”. O que se sabe é que toda a música que existe ainda hoje no ocidente, tem base altamente notória nos modos litúrgicos cristãos (modos gregorianos) muito embora outros modos musicais e escalas de outros povos cruzaram esse caminho contribuindo para o arcabouço criativo da música ocidental. À partir da monodia cristã do século 6 (canto chão) um processo de criação musical daria curso à etapas diversas até se chegar no conceito da Harmonia como ciência de concatenação de acordes entre os séculos 17 e 18…

HARMONIA FUNCIONAL E HARMONIA TRADICIONAL

Texto extraído do livro GROOVE: A Arte da Guitarra Rítmica


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