INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS GROOVES *
          Esta parte do estudo da Guitarra destina-se ao desenvolvimento das nossas habilidades Rítmicas da Mão Direita (para os destros e mão esquerda para os canhotos). Como sabemos Grooves na linguagem musical Americana quer dizer: Padrão Rítmico que pode envolver Linha Melódica, porém na maior parte das vezes envolve Seqüência Harmônica constituindo a base de um estilo musical ou mesmo uma musica qualquer. Aqui no Brasil chamamos simplesmente de Acompanhamento, ou seja, nos referimos a Guitarra apenas como um instrumento de Condução.

          Saber Conduzir uma musica é uma “Arte” tanto quanto Solar. Do ponto de vista da sobrevivência profissional a arte de conduzir é mais importante do que a habilidade do Solo. Ensinando, pude observar que é muito comum, estudantes ou até guitarristas profissionais principalmente de Rock, Pop e Blues que se dedicaram exclusivamente à técnica de Escalas e Solos, acabarem encontrando dificuldades por vezes em Conduzir Bases simples, perdendo inclusive oportunidades de trabalho. No ensino da Guitarra, pelo menos aqui no Brasil, professores e profissionais normalmente não ressaltam a importância desta habilidade. No meio guitarristico a ênfase é dada mais ao Solista, sendo que o Condutor é raramente lembrado pelas revistas especializadas, etc.

           Em uma banda seja de Rock, Blues, Jazz, Country, Pop, etc, a Bateria indica-nos o Compasso e a Célula Rítmica junto ao Baixo que estará sempre conduzindo a “cabeça da harmonia” da musica que é executada pela Guitarra (ou Teclado, ou qualquer instrumento de Harmonia). A Guitarra estará conduzindo a musica do ponto de vista Harmônico e Rítmico, lembrando que o fator rítmico é fundamental, pois, este determina o princípio do discurso musical a ser desenvolvido, tanto a Melodia quanto a Harmonia dependerão dele.

          A Mão Direita (mão da palheta)do Guitarrista deve seguir os movimentos Rítmicos da ”cozinha”( Bateria e Baixo) as vezes ela imita o ximbau  e as acentuações normalmente coincidem com a caixa da Bateria, e assim por diante.

          O Guitarrista deve ter perfeita noção de; tempo, beat (batida-pulsação), métrica, sincope, dinâmica da condução em questão, entender onde estão ocorrendo as acentuações dentro do tempo no compasso ,etc…

          Portanto, o estudo dos Grooves na Guitarra é de fundamental importância para Guitarristas em geral, não importa o estilo.         

        Paraestudarmos GROOVES em geral, é necessário saber os elementos da Rítmica e da Harmonia (Acordes). Dentro da Rítmica estão os Valores das notas e das Figuras Rítmicas, quando somamos dois Valores iguais podemos obter um Grupo Rítmico, por exemplo, no Hard Rock (veja abaixo) o Grupo de base Rítmica é a Colcheia, ou seja, duas notas por tempo no compasso 4/4 somam-se 8 colcheias por compasso, etc.                                             

          Existem outros Grupos Ritmicos que são basicos nos estilos musicais quer tocamos em nosso cotidiano. O Grupo Tercina, por exemplo, é a base Rítmica do Blues e, por conseguinte para o Rock em particular o Rock Shuffle. A Tercina é na verdade um Grupo Ritmico Alterado No caso aqui, temos como exemplo a Tercina de Colcheia, sendo que cada Colcheia vale 1/3 do tempo.                         

          Outro Grupo Rítmico importante é o da Semicolcheia. Quatro notas por tempo, etc.

Consulte o livro “GROOVE – A Arte da Guitarra Ritmica” Ed. Melody (ver página LIVROS)

* Repertóriohttps://wesleylelycaesar.net/repertorio/

Aulas Semanais, Quinzenais e Avulsas: https://wesleylelycaesar.net/aulas-semanais-quinzenais-e-avulsas/