Escalas Simétricas
 
Extraído do livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

Entende-se por Simetria ;o intervalo fixo de deslocamento que pode ocorrer dentro de uma estrutura escalar ,ou seja, uma Escala que possua intervalos fixos e únicos de deslocamento da tônica até a oitava. Em nossa musica corrente , mais especificamente em alguns estilos de musica como: no Jazz , na Bossa Nova , até mesmo na Musica Progressiva ( tipo; Rock Progressivo) há uma incidência regular , quanto ao uso destas Escalas. Dentro dos 12 sons ( Escala Cromática ) da Musica Ocidental , as Escalas Simétricas conhecidas são;A Diminuta que é uma escala de 8 sons (notas) portanto Octatônica , possue apenas 3 tonalidades ( C,F,G ) por ser Simétrica , pois as demais são enarmônicas entre si e seu deslocamento intervalar é de 1,0 tom e ½ tom até completar a oitava , logicamente. A Diminuta é na realidade uma intercalação de dois Acordes Diminutos ( ver parte de Acordes) e ela possue apenas uma Inversão que é a Escala Dom – Dim. A Escala Dom – Dim ( Dominante Diminuta ) por sua vez possue as mesmas características da Escala Diminuta do ponto de vista do numero de notas (8) , de tonalidades (3) etc…,porém a sua aplicação é considerada especifica por causa dos intervalos que a compõem originando Acordes Dominantes Alterados diferentes da Diminuta que gera Acordes Diminutos[ A Escala Dom- Dim é muito usada na Bossa- Nova e também no Jazz tal como a Diminuta que eventualmente é usada no Pop , no Rock e muito incidente no antigo Chorinho e na Musica Brasileira antiga e moderna de determinados compositores mais elitizados, o que não quer dizer que não possa surgir em Musicas mais Populares , dependerá do tipo da composição e suas influências e origens.] -Há ainda duas Escalas Simétricas importantes ; A Hexafônica ( 6 sons- notas) Whole – Tone ( tons inteiros ) também conhecida como Escala de Debussy [ Claude Debussy – compositor do impressionismo Francês que viveu entre 1862 e 1918 foi considerado um inovador ] que possue apenas duas tonalidades reais ( C e C# – as demais são enarmônicas entre si ), sua simetria se caracteriza por ser de 1,0 em 1,0 tom , ela é na realidade a intercalação de duas tríades aumentadas (ver parte de Acordes), gera Acordes Aumentados com 9 ( nona maior) porém, o mais característico desta Escala são os intervalos de 4# com 7b se relacionando perfeitamente com o Acorde Lidio Dominante( Overtone) que surge na pratica como Sub V sendo, um Substituto de Dominante ( assunto que deve ser estudado em “Harmonia Funcional “). Costuma surgir em Harmonias de Jazz ou Bossa- Nova , e por isso pode ser usada na improvisação ( do Jazz e outros estilos menos Populares ,raramente em Musica Pop ).A Escala Aumentada que também é Hexafônica e possue 4 tonalidades (C,F,G,D) trata-se de uma simetria que se dá com 1,5 tom e ½ tom . É na realidade uma intercalação de duas tríades aumentadas e gera Acordes Aumentados com 9# e 7(sétima maior) –







RELAÇÃO DAS TONALIDADES DAS ESCALAS SIMÉTRICAS

Escala Diminuta ( T 2 3b 4 5b 6b 6 7 )1) Do Ré Mib Fa Solb Lab La Si = é exatamente igual às tonalidades de ; Mib , Solb , La2) Fa Sol Lab Sib Si Do# Re Mi = é exatamente igual às tonalidades de ; Lab , Si , Re3) Sol La Sib Do Reb Mib Mi Fa# = é exatamente igual às tonalidades de; Sib , Reb , Mi

Escala Dom -Dim ( Inversão Diminuta ) – ( T 2b 3b 3 4# 5 6 7b )

1) Do Reb Mib Mi Fa# Sol La Sib = é exatamente igual às tonalidades de ; Mib , Fa# , La
2) Fa Solb Lab La Si Do Re Mib = é exatamente igual às tonalidades de ; Lab , Si , Re
3) Sol Lab Sib Si Do# Re Mi Fa = é exatamente igual às tonalidades de ; Sib, Reb ,Mi

* Observe que a Tonalidade de ; Dó Dom Dim é uma inversão do Sol Diminuto , a tonalidade de; Fa Dom Dim é inversão de Dó Diminuto , e a de ; Sol Dom dim é inversão de Fa Diminuto –

Escala Whole – Tone ( T 2 3 4# 5# 6# ou 7b )

1) Do Re Mi Fa# Sol# La# = é exatamente igual às tonalidades de; Re , Mi, Fa# , Sol# ,La#
2) Do# Re# Mi# Fa Sol La = é exatamente igual às tonalidades de ; Re# , Mi# ,Fa, Sol, La

Escala Aumentada ( T 2# 3 5 5# 7 )

1) Do Re# Mi Sol Sol# Si = é exatamente igual às tonalidades de ; Mi , Sol#
2) Fa Sol# La Do Do# Mi = é exatamente igual às tonalidades de ; La , Do#
3) Sol La# Si Re Re# Fa# = é exatamente igual às tonalidades de ; Si , Re#
4) Re Fa Fa# La La# Do# = é exatamente igual às tonalidades de ; Fa# , La#( * )

* As Digitações acima são praticamente únicas por serem Simétricas , mas devemos tentar explorar outras possibilidades Digitatórias no braço da Guitarra ( ou Violão ) –
COMO APLICAR NA PRÁTICA MUSICAL COTIDIANA AS ESCALAS SIMÉTRICAS ?

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