Formação das Pentatônicas
Extraido do meu livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

AS ESCALAS PENTATÔNICAS

Quando falamos sobre a Formação da Musica Ocidental acabamos mencionando a Escala Pentatônica , por ser tão antiga e tão importante para as Culturas Orientais que cuja musica antecede a Ocidental. Sabemos inclusive que na antigüidade os Persas se utilizavam , e os Hindus ainda hoje se utilizam de estruturas de Escalas de 5 notas ( sons ) , ou seja , Escalas Pentatônicas ou Pentafônicas ( Penta = 5 , Fônica = som ) que acabam determinando a sonoridade da Musica destes Povos . Poderia citar aqui varios nomes e estruturas delas , entretanto , isto deve ser estudado na area de ” Escalas Exóticas ” .Á seguir veremos o formato de Escala Pentatônica mais conhecida , que já era utilizada pelos Chineses e Orientais há 5 mil anos atras e que se baseia no principio da Formação do Circulo de Quintas. A FORMAÇÃO DA ESCALA PENTATÔNICAA Escala Pentatônica à qual trataremos aqui é aquela que se forma naturalmente à partir do Circulo das Quintas. Se observarmos o Circulo no sentido horário ou ante – horário, notaremos que a cada 5 nomes de notas forma-se uma Escala Pentatônica em uma nova tonalidade diferente da anterior, porém obviamente , mantendo -se a mesma Estrutura Intervalar. Vejamos:

Da nota C ( do ) até E ( mi ) no sentido horário temos as notas constituintes da Pentatônica na tonalidade natural ,sendo: C G D A E ( Do Sol Ré La Mi ) colocando na ordem consecutiva, fica ; Do Ré Mi Sol La – À seguir temos ; G D A E B (Sol Ré La MI Si ) que é a Pentatônica na tonalidade de Sol (G) que na ordem consecutiva ,fica; Sol La Si Ré Mi , depois temos; D A E B F# ( Re La Mi Si Fa# ) em ordem consecutiva ,fica: Re Mi Fa# La Si ….e assim por diante. Podemos fazer também no sentido ante horário e obteremos as seqüências das outras Tonalidades. Então podemos observar que a estrutura Intervalar da Pentatônica se encontra dento da Escala Maior suprimida de duas (2) notas, ou seja:

* Portanto a Escala Pentatônica é uma Escala Maior sem a 4 ( quarta justa ) e a 7 ( sétima maior) que acaba determinando a sua sonoridade ou o seu resultado melódico, que é inconfundível. Quando ouvimos um Solo ou Melodia tocado(a) em qualquer instrumento ou cantado(a) por qualquer voz humana , de imediato percebemos que se trata dela ,até porque da segunda metade ( anos 50 ) do século 20 até hoje , parece ter sido a Escala mais tocada e ouvida , por conta da musica que esta na Mídia , principalmente por ser básica no Blues , no Rock e até no Pop ………………

TABELA DA ESCALA PENTATÔNICA NAS 12 TONALIDADES

( Estrutura Intervalar = T 2 3 5 6 )

MODOS (INVERSÕES) DA ESCALA PENTATÔNICA

* Agora precisamos visualizar a Escala Pentatônica no Braço -Escala ( Fingerboard) da Guitarra ou do Violão ,antes porém não podemos nos esquecer que toda Escala possui suas respectivas Inversões (” Modos “) .Então, nos resta saber como são estas Inversões na Escala Pentatônica . Vamos tomar a Escala Penta em “Dó” como modelo para as demais. Vejamos:

* Até aqui temos as 5 inversões básicas da Escala Pentatônica , partindo da Tônica ( Do ) , entretanto na pratica do dia-a -dia , esta Escala foi convencionada tomando como primeira inversão a nota ” La ” como Tônica , muito provavelmente por causa da sua utilização que é normalmente entendida como Escala Menor no Blues , no Rock ,..etc….. É importante notar também que cada uma destas Inversões se encontram dentro dos Modos da Escala Maior que relacionaremos à seguir na disposição das Inversões conforme o usual.

A PENTATÔNICA E SUAS INVERSÕES

– Vamos agora relacionar as digitações da Escala Pentatônica e suas inversões no braço da Guitarra (ou Violão), porém esclarecendo ao mesmo tempo que as inversões por convenção possuem nomes os quais já estão incorporados na didática da Guitarra e de outros instrumentos. Sendo:

* Estes Modos da Pentatônica são fundamentais para desenvolvermos Melodias e Solos no dia-a -dia da Musica Pop em geral , principalmente tudo aquilo que esta relacionado ao Blues e ao Rock.

A ESCALA PENTATÔNICA COM ” BLUE NOTE ” : A ESCALA DO BLUES E DO ROCK

– Vimos como as Inversões da Pentatônica se formam à partir do Circulo das Quintas formando suas respectivas ( 12 ) tonalidades e depois cada uma delas se invertem (da mesma maneira que a Escala Maior e seus respectivos Modos ) e que por convenção possuem os nomes: Penta 1 ( que se refere à primeira inversão e se encontra dentro do Modo Eólio), Penta 2 ( que se refere à segunda inversão e coincide com o Modo Jônio ) ,..etc…No Blues e no Rock e até mesmo no Pop a Escala Pentatônica é básica , podemos dizer fundamental ,entretanto costuma-se inserir à ela , mais uma nota cromática que chamamos de “Blue Note” a tornando uma Escala Hexafônica ( escala de seis sons). A “Blue Note”(Bn) é um intervalo de 4# ou 5b se a considerarmos na Penta 1 (T 3b 4 4# 5 7) e que óbviamente vai assumindo outros nomes de Intervalo , na medida em que se faz as Inversões.

– Vejamos à seguir as Digitações das Inversões da Pentatônica com Blue Note no braço da Guitarra e do Violão –

*Conforme podemos observar acima , nas Inversões da Pentatônica a ” Blue note” (Bn) assume à cada inversão um novo intervalo obviamente , assim sendo , temos:

AS BLUES NOTES ” OCORRENTES ” E A ESCALA DE BLUES DE 7 NOTAS NOS E.U.A.

* Quero lembrar que tanto no Blues quanto no Rock , ocorrem outras notas cromáticas ou diatônicas que poderíamos chamar de : ” Blues Notes Secundarias ou Ocorrentes ” ( ? ). Não estou aqui afirmando um conceito oficial , entretanto ao tocarmos temas e solos de ” BLUES” , percebemos claramente como essas Notas aparecem , tanto em condição Cromática ou Diatônica em relação às notas da Pentatônica . Por exemplo , tomando a Penta 1 como referência temos :

T 3b 4 4# 5 7b , então poderá surgir notas de acréscimo , como: 2 , 3 , 6 , 7

* Podem também surgir outras estruturas de Escalas Pentatônicas , como a chamada” Penta 6″ usada por alguns guitarristas ,cujos Intervalos são :

T 3b 4 5 6

* A Escala de Blues ( com 7 notas ) que é considerada por alguns como a ” verdadeira” , que tem como Intervalos , o seguinte :

T 2 3b 3 5 6 7b


COMO APLICAR AS ESCALAS PENTATÔNICAS NA PRÁTICA MUSICAL COTIDIANA ?

CONTATO: wclely@hotmail.com


ACESSE OS CURSOS EAD DE GUITARRA & VIOLÃO :

ACESSE ‘AULA GRÁTIS’ (Aulas em Video e Texto)

‘AULAS ON-LINE’ (LIVE):

ACESSE LOJA VIRTUAL :