Escalas Menores
Extraido do livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

Entende-se por Escalas Menores toda Escala ou Modo que contenha a 3b ( terça menor ) , por ser considerada o grau Modal ou seja , que determina se a Escala ou Modo é Menor ou Maior. Obviamente que não só esta conceituação , bem como as origens destas formações Intervalares ,são históricas, físicas ,..etc… , conforme já pudemos abordar anteriormente neste livro. Portanto , para entendermos estas questões todas com profundidade é necessário que incursemos em uma pesquisa ou estudo histórico e cientifico intenso os quais nos desfocaria do nosso objetivo aqui ( que é apenas ” mapear ” o Braço – Escala ) [ além do que as informações à cerca destas questões são restritas embora existam muitos livros bem elaborados e profundamente pesquisados , porem ao mesmo tempo sabemos que existem elos perdidos na História da Musica de tempos remotos e insuficiência de documentos, que por esta razão dificultam um estudo completo, confiável e definitivo. Pelo menos sabemos que certos Modos Menores por exemplo , eram recomendados pelos Gregos antigos para a utilização especifica em determinados ritos , festas ou solenidades ,como os Modos Dórico e Frigio que na Idade Média foram reconcebidos e tratados pelo Clero de maneira diferente aos Gregos Antigos , conforme já comentado na parte dos Modos da Escala Maior – ]
1) Modo Dórico ou Escala Dórica : é uma das Escalas Menores existentes ( conforme já estudamos ) nas Inversões do Modo Jônio ( Escala Maior )
2) Modo Frigio ou Escala Frigia: é outra Escala Menor ( já estudada ) inversão do Modo Jônio
3) Modo Eólio ou Escala Eólia : considerada a principal nas Inversões dos Modos por ser a relativa Tonal do Modo Jônio ou Escala Maior em nosso Sistema Musical Tonal Ocidental Contemporâneo.( já estudada )
4) Escala Menor Harmônica : é na realidade um Modo Eólio com a 7 ( sétima ) alterada = T23b456b7+
5) Escala Menor Melódica : é na realidade o Modo Dórico com 7+ = T 2 3b 4 5 6 7+

VEJA A SEGUIR A EXPOSIÇÃO DAS ESCALAS MENORES HARMÔNICA E MELÓDICA
 
 

Extraido do livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

Sabe -se que a Escala Menor Harmônica ( ou Modo Eólio 7 ) foi muito usada , principalmente à partir do final do século 16 ( e começo do 17 ) ,como podemos notá -la em musicas de compositores desta época. No Barroco que surge neste período em particular na musica de J.S.Bach ela surge com muita evidência . Como é do nosso conhecimento ( comentado anteriormente ), não só este estilo de musica ,mas também este compositor que foi expoente nesta fase , influenciaram vários outros períodos da musica até os nossos dias. No século XX , há estas evidências em músicas de compositores de estilos diversos. Se analisarmos alguns estilos nos quais aparecem a Escala Menor Harmônica , notaremos o quanto são diversos. No Rock dos anos 60/70 tocado por guitarristas como * Ritchie Blackmore , nos anos 80/90 na musica de * Yngwie Malmsteen , bem como outros guitarristas do chamado Classical Rock Americano, podemos notá- la ainda na Musica Brasileira, como: o Chorinho , algumas fases de composições de Samba , principalmente na musica do falecido compositor popular (de São Paulo ) “Adoniran Barbosa”., na musica do famoso guitarrista mexicano * Carlos Santana, o guitarrista Americano de Jazz Fusion Latino *”Al Dimeola” que eventualmente usou em suas composições ao lado do violonista espanhol de musica Flamenca * ” Paco de Lucia “…etc…

Estou mencionando estes nomes que são poucos dentro do universo musical no qual as Escalas podem ser usadas , porém representativos da possibilidade dos antagonismos musicais, os quais devam ser compreendidos pelos estudantes “sérios”, pois as Escalas formam o material sonoro o qual, nos servimos para criar melodias nos mais diversos estilos que possam conter resultados ” estéticos ” totalmente distintos.

TABELA DA ESCALA MENOR HARMÔNICA ( nas 12 Tonalidades na ordem do Circulo de Quintas )

Estrutura Intervalar = T 2 3b 4 5 6b 7

1) La Si Do Ré Mi Fa Sol#7) Re# Mi# Fa# Sol# La# Si Do##
2) Mi Fa# Sol La Si Do Re#8) La# Si# Do# Re# Mi# Fa# Sol##
(Sib) (Do) (Reb) (Mib)(Fa) (Solb)(La)
  
3) Si Do# Ré Mi Fa# Sol La#9) Fa Sol Lab Sib Do Réb Mi
4) Fa# Sol# La Si Do# Ré Mi#10) Do Ré Mib Fa Sol Lab Si
5) Do# Ré# Mi Fa# Sol# La Si#11) Sol La Sib Do Ré Mib Fa#
                                               
6) Sol# La# Si Do# Ré# Mi Fa## (*)12) Ré Mi Fa Sol La Sib Do#
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é dobrado-sustenido-1.jpg

(*) Nota: o sinal ## indica dobrado sustenido, e, é escrito convencionalmente o X com quatro pontos – Veja figura ao lado

* Os guitarristas aqui mencionados óbviamente não só usaram a Escala Menor Harmônica em suas musicas , a incidência dela poderá variar em menor ou maior grau dependendo do estilo , se for Rock por exemplo ,sabemos que a Escala predominante será a Pentatônica com Blue Note e assim por diante (consultar nas próximas paginas a Escala Pentatônica)

A Escala Menor Harmônica e seus respectivos Modos –

Assim como o Modo Jônio ( ou Escala Maior ) possui suas inversões ( Dórico, Frigio , Lídio ,Mixolídio ,Eólio e Lócrio) qualquer Escala ou Modo também obterá .Portanto, aqui temos a Escala Menor Harmônica ( ou Modo Eólio 7 ) e suas respectivas inversões ou Modos. Observe que os nomes dos Modos serão os já conhecidos ( Dórico, Frigio, Lídio,. .etc…) com alguma nota alterada ,obviamente.

* Observe que os nomes aqui ” batizados ” para cada uma das Inversões , são interpretativos , quer dizer que podemos tratá-los com outros nomes usando apenas o conceito de Modo (Dórico, Frigio, Lídio, ….etc..) com alguma nota alterada. Quando damos o nome ao Modo objetivamos dar à ele um sentido utilitário. Um exemplo é o” Modo Mixolídio 6b,9b “, que é na realidade a Escala ” Spanish Gypsy 7 ” cujo nome encontramos na “divisão” das Escalas Exóticas ( ver mais adiante )

– Vejamos então a Estrutura Intervalar dos Modos da Escala Menor Harmônica:

1) Modo Eólio 7 = T 2 3b 4 5 6b 7(maior)

2) Modo Lócrio 13 = T 2b 3b 4 5b 6 7b

3) Modo Jônio Aum. = T 2 3 4 5# 6 7(maior)

4) Modo Dórico 4# = T 2 3b 4# 5 6 7b

5) Modo Mixolídio 9b,6b = T 2b 3 4 5 6b 7b

6) Modo Lídio 9# = T 2# 3 4# 5 6 7( maior)

7) Modo Alterado 6 = T 2b 3b 4b 5b 6b 7bb

*(Modo Diminuto = não é a Escala Diminuta )

[- Não se esqueça que estas Inversões ocorrem nas 12 Tonalidades relacionadas na pagina anterior ( conforme já sabemos )-]

A ESCALA MENOR MELÓDICA E SEUS RESPECTIVOS MODOS

( REAL MELODIC MINOR OU JAZZ MINOR )

Segundo alguns teóricos a Escala Menor Melódica , parece ser uma derivação da Harmônica ( a qual acabamos de estudar ). Pela necessidade de se obter um Intervalo mais confortável à entoação que se encontra entre o 6º e 7º graus (que possui 1 tom e meio de distância) da Escala Menor Harmônica subiu -se meio tom no 6º grau da Escala, tornando mais fácil à entoação passando assim à chamar – se ; Melódica. Podemos interpretá -la portanto , como sendo uma Escala Menor Harmônica com a 6 ( sexta maior) ou ainda entendê-la como um Modo Dórico com a 7 ( sétima maior ) é apenas uma questão de interpretação. Vejamos:

  
1) Escala Menor Melódica=T23b4567
  
2) Escala Menor Harmônica 6(sexta maior)=T23b4567
  
3) Modo Dórico 7(sétima maior)=T23b4567

* Como podemos perceber , trata-se exatamente da mesma Escala . Portanto sempre esteja atento ao analisar uma Escala qualquer ( ou ao analisar uma Melodia tentando extrair uma Escala ) tentando observar os seus Intervalos se não são repetições contidas em alguma Escala ou Modo já existentes.

* É importante notar para compreensão e aplicações futuras que, do Intervalo de 3b ( terça menor ) até a 7 ( sétima maior) dentro da Escala há uma seqüência de tons inteiros , ou seja, ela caminha de 1 tom em 1 tom ( 3b 4 5 6 7 ) –

* O nome “Real Melodic Minor ou Jazz Minor” atribuído à ela é usado nos E.U.A. No Jazz em particular ela é normalmente usada em algumas de suas inversões, por exemplo a 4ª inversão chamada: Lidio 7b ou Mixolídio 4# ( que veremos à seguir), alguns ainda à chamam de Overtone.

*Podemos observar nas Inversões que são preservados os nomes dos Modos originais porém com alguma nota alterada óbviamente.

*Observe que para alguns Modos há mais de um nome, por ser interpretativo, conforme já comentamos anteriormente. Devemos tratá-los preferivelmente de acordo com as necessidades de conjugação Modal com a Harmonia ,ou seja , com os Acordes os quais são derivados deles e que óbviamente possuem uma função no processo do discurso Harmônico.

– Vejamos então a Estrutura Intervalar da Escala Menor Melódica :

1) Modo Dórico 7(sétima maior)=T23b4567
         
2) Modo Frigio 13=T2b3b4567b
         
3) Modo Lidio Aumentado=T234#5#67
         
4) Modo Lidio 7b=T234#567b
(Lidio Dominante, Mixo 4# ou Overtone) 
         
5) Modo Mixolídio 13b=T23456b7b
         
6) Modo Lócrio 9=T23b45b6b7
         
7) Modo Alterado (ou Superlócrio)=T2b2#35b5#7b

TABELA DAS ESCALAS MENORES MELÓDICAS NAS 12 TONALIDADES

* Quero lembrar que existem outras Escalas Menores , ou seja , que possuem a 3b ( terça menor ) , porém a nossa Cultura Musical Ocidental parece ter convencionado o uso de apenas estas aqui mencionadas . Alguns guitarristas Americanos da area do Classical Rock ( como Yngwie Malmsteen sueco radicado nos E.U.A.) costumam usar uma Escala chamada “Harmoeolian Scale ” que se trata do Modo Eólio acrescentado de 7(sétima maior), se tornando uma Escala de 8 sons (notas) , portanto Octatônica , que fica:

La Si Do Ré Mi Fa Sol Sol# = T 2 3 4 5 6 7b 7

* Existem outras tantas , como a ” Napolitana Menor ” , a ” Cigana ” ( que é a Menor Harmônica acrescentada de 4# -quarta aumentada- ) ..etc… Este assunto , deve ser tratado em outra oportunidade……


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