Escala Maior
Extraído do meu livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO
É considerado como principal Escala da Musical Ocidental a Escala Maior. Ela se encontra aqui nas suas 12 Tonalidades ( escritas por extenso e mais abaixo as suas respectivas digitações) . Inclusive é bom lembrar que qualquer ( estrutura de ) Escala sempre existirá em 12 tonalidades , ou seja , sempre poderemos transportar para 12 Tônicas diferentes, obviamente.

No caso da Escala Maior a estrutura é : 2 tons, 1 semitom, 3 tons e 1 semitom –

Escala Maior nas 12 Tonalidades ( T 2 3 4 5 6 7 )

1) Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
2) Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá# 
3) Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó#
4) Lá Si Dó# Ré Mi Fá# Sol#
5) Mi Fá# Sol# Lá Si Dó# Ré#
6) Si Dó# Ré# Mi Fá# Sol# Lá# (Dób Reb Mib Fáb Solb Láb Sib)
7) Fá# Sol# Lá# Si Dó# Ré# Mi#(Solb Láb Sib Dób Réb Mib Fá) 
8) Dó# Ré# Mi# Fá# Sol# Lá# Si#(Réb Mib Fá Solb Láb Sib Dó)  
9) Láb Sib Dó Réb Mib Fá Sol 
10) Mib Fá Sol Láb Sib Dó Ré
11) Sib Dó Ré Mib Fá Sol Lá
12) Fá Sol Lá Sib Dó Ré Mi

Conforme podemos perceber temos 12 vezes a mesma Escala, ou seja , a mesma Estrutura Intervalar repetida em 12 Tonalidades. Porém ,dentro da Escala temos aquilo que chamamos de Inversão ou Modo de Escala.Modos da Escala Maior (Modos da escala), quer dizer as inversões das notas de uma escala. Na Escala Maior que é uma escala de 7 sons, temos 7 modos. O primeiro é a própria Escala que podemos chamar de: Modo Jônio , depois é o Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio. Vejamos então os Modos ,lembrando que o Desenho abaixo é transpositor ou seja, podemos tocá-lo em qualquer Tonalidade. (Veja mais em: “Modos da Escala Maior”)  
 SAIBA MAIS NO LIVRO-APOSTILA : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO
Modos da Escala Maior

Extraído do livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

Antes de prosseguirmos na idéia da visualização da Escala e seus respectivos Modos ou Inversões , penso que cabe uma explicação , ainda que superficial e breve ( por não ser o objetivo aqui o estudo Histórico ,Físico e Cosmológico deste assunto ), porém necessária, a qual se tenha alguma referência de como surgiram os tais Modos ( Jônio ou Jônico , Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio , Eólio ou Aeólio e Lócrio ) da Musica Ocidental, que na verdade constituem a fonte básica das melodias do nosso dia-a-dia.

Conforme já é do conhecimento comum, os nomes destes Modos são Gregos e parecem surgir na Cultura Grega Antiga ( há citações em textos de diálogos do Filósofo Sócrates com outros Filósofos no livro de Platão , intitulado “A Republica” ) óbviamente antes de Cristo na qual se fundamentam não só a nossa Musica bem como todo o conceito de Arte e Cultura Ocidentais. Entretanto, mais recentemente se descobriu que embora os nomes pudessem ser Gregos a ascendência e descendência dos Modos não eram correspondentes àqueles adotados já no Periodo Eclesiástico da nossa história pelo Papa Gregório I que no século VI (DC), portanto já na Idade Média , organizou a musica Liturgica e os Modos nela empregados , daí o nome; Modos Litúrgicos ou Modos Eclesiásticos ( que cujo modelo é básico para o chamado Canto Gregoriano também conhecido como Canto – Chão que é a musica oficial do culto católico). A Musica chamada Liturgica tinha objetivos exclusivamente religiosos em contra partida à chamada ” Musica Profana ou Mundana ” que tinha por fim apenas expressar os sentimentos e outros aspectos da vida humana que não os religiosos e daí a conceituação do Clero da época.No fim da Idade Média , a Musica chamada Erudita simplesmente abandonou a utilização dos Modos; Dórico, Frigio , Lídio e Mixolídio ( que continuaram à serem usados pela Musica Folclórica de vários Países com exceção ao Lócrio que não foi utilizado ) adotando como principais Modos ,dando indicativo de tonalidade , apenas o Modo Maior ( Jônio ) e o Modo Menor (eólio) , daí porque até hoje estudamos Escala Maior e Escala Menor como relativas tonais e as armaduras de clave na pauta musical são respectivamente iguais, ou seja , possuem o mesmo numero de acidentes ( ver adiante ).Conforme já foi abordado sobre a questão das Escalas , e apesar de praticamente não existirem muitas evidências documentais com relação à Musica do passado antes da Grécia ,etc…, alguns estudiosos postulam que , o conceito de Escalas e Modos já era adotado pelos Chineses ,Hindus, Persas , Egipicios ,etc…pois óbviamente a Musica Oriental é mais antiga que a Ocidental. A relação do Circulo de Quintas e a formação das tonalidades ,etc…parecem ser familiares aos antigos.Vamos ver como são os Modos da Escala Maior do ponto de vista dos Intervalos em Dó maior – [ lembrando que isto ocorre nas 12 Escalas Maiores ( Modos Jônicos ) conforme já vimos ]:

I ) Jônio – do ré mi fa sol la si = T 2 3 4 5 6 7 (Escala Maior)
II ) Dórico – ré mi fa sol la si do = T 2 3b 4 5 6 7b
III ) Frígio – mi fa sol la si do ré = T 2b 3b 4 5 6b 7b
IV ) Lídio – fa sol la si do ré mi = T 2 3 4# 5 6 7
V ) Mixolídio – sol la si do ré mi fa = T 2 3 4 5 6 7b
VI ) Eólio – la si do ré mi fa sol = T 2 3b 4 5 6b 7b
VII ) Lócrio – si do ré mi fa sol la = T 2b 3b 4 5b 6b 7b

Vale observar nos Modos ( ou nas Inversões do Modo Jônio ) que, os Intervalos estão contidos dentro da própria Escala, apenas estamos mudando a tônica dentro da mesma Escala que ao tocarmos ou ouvirmos tais inversões , percebemos como são evidentes as impressões ou sentidos musicais que na pratica se expressam.Em nosso cotidiano ,o que sabemos e constatamos é que , a utilização de certos Modos praticamente determinam um estilo musical . Por exemplo :

O Modo Frígio é uma das Escalas básicas da Musica Flamenca , talvez por causa da segunda menor ( 2b ) que parece ser importante neste estilo Musical. Em outros estilos de Musica, como no Pop , no Rock ,etc… também pode ocorrer este Modo .

Os Modos ; Mixolídio e de certa forma o Dórico parecem ser importantes na Musica Nordestina do Brasil ( Baião , Xote ,etc…) Este Modo surge também em Musica Pop e Rock, etc…

Modo Dórico é um dos preferidos de alguns guitarristas Americanos na area do Fusion ( estilo que principalmente são adotados outros Modos derivados de outras Escalas )

O Modo Lídio pode ser observado em certos tipos de composições menos “Comerciais” ou seja , não muito “vendáveis” , talvez por causa da 4# ( quarta aumentada) com 7 (sétima maior) que cria uma situação sonora que não tenha feito parte do “condicionamento popular “(?) do material musical normalmente veiculado na Mídia . Guitarristas como : o Inglês John Mclaughlin já em 1971/72 se servia deste Modo em suas Musicas , e os Americanos ; Joe Satriani e Steve Vai são adeptos da utilização deste Modo já a algum tempo. No Jazz por exemplo ele é usado com 7b ( sétima menor); Modo Lidio 7b originário da Escala Menor Melódica ( ver Escalas Menores )

Os Modos Jônio e Eólio são os mais usados, porém, o Modo Lócrio não se verifica na pratica com muita frequência, exceto no Neo Classical Metal, por exemplo, onde solos ala Yngwie Malmsteen podem surgir…

Portanto , temos que estudar os 7 Modos nas 12 tonalidades. Ocorre que na pratica eles se encontram dentro de Desenhos que chamamos de Shape ou Fôrma (conforme descritos na pagina anterior ) bastando apenas transpô-los para a Tonalidade desejada.

A melhor maneira de se estudar os Modos é primeiramente memorizar a Escala Maior ou Modo Jônio em Dó maior para se conhecer todas as notas naturais do braço – escala ( fingerboard ) inteiro da casa 0 ( corda solta ) até casa 12 , sabemos que da casa 13 em diante tudo se repete uma oitava acima ( 8va.up) ( veja os nomes das notas no Braço na parte de Intervalos )

Então ,conforme podemos observar ( na pagina anterior ) os Modos Jônio , Lídio e Mixolídio ( respectivamente I , IV e V graus na formação dos Modos ) são maiores ( com terça maior e quinta justa) com as mesmas características ,porém diferem pelo Intervalo de 4 ( quarta justa ) no Jônio e 4# ( quarta aumentada ) no Lídio e no Mixolídio temos a presença da 7b ( sétima menor ) e portanto se diferenciando do Jônio que possui a 7 ( sétima maior ) . Estas pequenas diferenças aparentes entre eles, na realidade são grandes, porque caracterizam sentidos melódicos e posteriormente Harmônicos totalmente distintos.

Os Modos Dórico , Frígio e Eólio se assemelham por serem menores ( respectivamente II , III e VI graus ) entretanto, possuem notas características diferentes: o Dórico tem a 6 ( sexta maior) e o resto é igual ao Eólio que por sua vez possue a 6b ( sexta bemol ) . O Modo Frígio possue a 2b (segunda menor) que inclusive o caracteriza e 6b ( sexta menor ) tal como o Eólio.

Modo Lócrio ( VII grau ) além de possuir todas as características dos Modos menores , obtém a 5b ( quinta diminuta ) o que o torna um Modo meio – diminuto. 

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