“UM DOS PIONEIROS DO VIDEO-AULA NO BRASIL”
CLIQUE PARA ‘AULA GRÁTIS’ – VEJA TAMBÉM ABAIXO ‘GRADE DE MATÉRIAS’ :
* WORKSHOP (Estilos) : https://wesleylelycaesar.net/videos-estilos-musicais/
* Teoria & Prática – https://wesleylelycaesar.net/aula-gratis-teoria-pratica/
* Anatomia da Guitarra – https://wesleylelycaesar.net/anatomia-da-guitarra/
* Sistema Musical Ocidental – https://wesleylelycaesar.net/sistema-musical-ocidental-teorizacao/
* Leitura – https://wesleylelycaesar.net/leitura/
* Grooves – https://wesleylelycaesar.net/grooves/
* Técnica – https://wesleylelycaesar.net/tecnica/
O Processo da Aprendizagem da Guitarra no Brasil e nos E.U.A.
(QUESTÕES SOCIOLÓGICAS,PSICOLÓGICAS E HISTÓRICAS) |
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO – GRADE DE MATÉRIAS DA GUITARRA |
Até os anos 70 a guitarra era considerada no Brasil um instrumento “marginal” ao nosso ambiente sócio- cultural. Óbviamente pelo fato da guitarra estar ligada ao Rock desde os anos 50, e o Rock por sua vez; às drogas ,sexo ,liberdade de comportamento, rebeldia, etc.. muito embora ela tenha uma história antiga (ver História da Guitarra nos EUA e no BRASIL), no Blues e no Jazz Americano que era ouvido e praticado por nossos ancestrais recentes nos anos 40 e 50.
Nos anos 60 um certo segmento de intelectuais (mentores) da nossa sociedade, bem como autores e compositores brasileiros que eram mais ligados à musica popular do Brasil, como o samba ou a Bossa Nova , rejeitavam a guitarra por ser um instrumento que representava de certa forma a ” invasão cultural Americana” a qual éramos “vítimas” e que sufocava a arte e cultura Brasileira, o que aliás tem sua razão e pertinência , entretanto, não podemos nos esquecer que do ponto de vista da invasão cultural nossos ancestrais colonizadores foram muito mais além , não só no Brasil bem como em todas as Américas as quais eram resididas pelos então nativos; os Aborígenes ( os Índios) que sofreram uma invasão sem precedentes. À rigor não só a guitarra é um instrumento estrangeiro ,bem como até nosso idioma foi importado de Portugal, certo? O que quero dizer é que somos um país naturalmente colonizado com muita miscegenação de raças o que possibilita novas formas de fusões de estilos musicais e de incorporação de novos instrumentos musicais em nossa cultura, que obviamente é um assunto polêmico. Ademais há também a questão do” intercâmbio cultural ” que acaba acontecendo naturalmente, por exemplo; a Bossa Nova invadiu a América em 1959 e até hoje é querida principalmente pelos músicos Americanos e em outros Países do Mundo.
Mas , por que estou falando sobre estas questões históricas, sociais e culturais, etc.. porque a guitarra elétrica foi exportada dos EUA para o mundo Ocidental (exceto para os países até então de regime Comunista ) e por conseguinte levando naturalmente a necessidade de seu aprendizado e ensino, até então desenvolvidos pelos seus principais criadores, logicamente os Americanos ,surgindo a necessidade de nos deslocarmos para os EUA com a finalidade de estudarmos guitarra ou ainda tentar aprender por aqui com alguém que estudou lá ou tentar aprender sozinho através de discos (LP ou CD, etc..), livros ( didáticos de guitarra ) importados e revistas especializadas importadas até então, bem como os Vídeos – Aula , que só surgiram nos anos 80 aqui no Brasil , que foi exatamente quando o aprendizado se tornou muito mais acessível ocorrendo uma verdadeira explosão na quantidade e qualidade de guitarristas brasileiros.
Quando nossos guitarristas avançaram, os Americanos já estavam algumas décadas à frente obviamente, o que não quer dizer que nossos guitarristas não tenham nível ,ao contrário temos guitarristas brasileiros de nível internacional tocando no exterior que aliás, não é novidade há algum tempo. A meu ver o que sempre faltou para a média dos guitarristas brasileiros foi poder aquisitivo para acessar equipamentos de tecnologia moderna que sempre foi acessível a uma minoria que não é profissional tendo isto apenas como um hobby, por irônico que isso possa parecer. Para o musico profissional que não tem poder aquisitivo , qualquer equipamento é caro.
De outro lado, por eu ter convivido mais de duas décadas com músicos, não é difícil notar a falta de interesse de alguns em ampliar o seu conhecimento em musica querendo saber mais sobre outros assuntos que pertencem a musica e que estão intrinsecamente ligados a guitarra. É óbvio que isto aumenta a sua importância quando o guitarrista é também professor, pois seus alunos irão adquirir presumivelmente uma visão muito próxima do seu “mestre”, então cabe a este , não se acomodar e ir atrás das informações dentro do possível de acordo com seu poder aquisitivo; adquirir material importado, consultar outros professores igualmente interessados, procurando ter uma visão aberta do mundo da guitarra, etc..
1) O APRENDIZADO BÁSICO depende de pontos importantes nem sempre esclarecidos ao estudante por estar em fase de iniciação ou por ser autodidata. Vejamos os principais pontos:
a) Atenção: é básica para a aquisição de uma boa memória
b) Dedicação: é fundamental para o processo do nosso desenvolvimento no instrumento e na evolução da nossa capacidade musical
c) Paciência: é pré condição para nos dedicarmos ao instrumento. Certos estudos e exercícios são naturalmente difíceis para qualquer um ( variando de pessoa para pessoa segundo suas capacidades naturais ) requerendo então a tranqüilidade e serenidade para adquirirmos tal habilidade seja motora ou intelectual.
d) Objetividade: é necessário para nos programarmos no estudo e atingir nossos ideais.
e) Saber se organizar no estudo: implica em criar prazos de estudo para os períodos do aprendizado, organizando nossos horários no dia-a-dia para melhor rendimento, elaborando Schedule (Roteiro de Estudo) distribuindo as matérias à serem estudadas, dentro dos nossos horários diários disponíveis para o estudo.
f) Outras questões são igualmente importantes como por exemplo, estar ciente de nossas reais possibilidades de evolução e dotes que nem sempre estão revelados á primeira vista. Na minha experiência de 20 anos ensinando guitarra( e violão )para todo o tipo de estudantes e faixa etária , pude observar como dote e talento por vezes se encontram camuflados ( por razões diversas inclusive até de ordem psicológica, falta de auto estima, críticas comparativas, acredita o estudante estar com idade avançada, etc..) até porque alguns estilos de musica requerem que já saibamos em um nível mais avançado para assim podermos nos dedicar à ele. Certos estudantes as vezes não demonstram ter talento absolutamente visível, porém mais tarde se revelam como um bom musico. A persistência, a vontade, o gosto pelo instrumento acabam determinando um futuro musico.
A questão do ouvido por exemplo é um ” mito” , pois, ou nascemos com o chamado “ouvido absoluto ” ou o educamos através de exercícios adquirindo no mínimo o “ ouvido” chamado” relativo ” que é comum na maioria dos músicos. Nesta questão devemos estar informados sobre os aspectos da rítmica ,da melodia e da harmonia que na realidade são os elementos basicos que constituem toda a musica, sabendo que os três ocorrem na prática através de padrões que estão contidos em todo o discurso musical seja qual for o estilo. Toda melodia normalmente encontra-se dentro de uma ou mais escalas por exemplo , lembrando que duas ou três estruturas de escalas são básicas na musica Ocidental, embora existam outras. Isto acaba determinando que; as melodias se contém , o mesmo acontecendo com a harmonia, etc.. O que ocorre é que nosso ouvido fica condicionado aos sons dos intervalos , escalas e acordes e as batidas rítmicas na medida em que tocamos e/ou escutamos musica. Por isso é importante estar sempre em contato com o instrumento e com a musica, não importa o estilo.
É importante lembrar que o ensino da musica logo na primeira idade de uma pessoa é fundamental para o posterior desenvolvimento na fase da adolescência ou adulta , principalmente as noções do Ritmo , depois o desenvolvimento do senso Melódico , para então estarmos hábitos para o desenvolvimento da Harmonia que cujo conhecimento é imprescindível à qualquer musico de Cordas , Teclados e Sopro.
Porém como professor devo mencionar que a base musical do Ocidente foi desenvolvida principalmente pelos chamados compositores eruditos desde a Renascença, passando pela importante fase do Barroco, Clássico, Romântico, Moderno ,até chegarmos no Século XX, que obviamente surge uma nova linguagem musical porém baseada nas estruturas e formas dos gêneros musicais já mencionados.
Nos EUA ,o Blues, o Jazz, mais tarde o Rock e todas as vertentes musicais Americanas somadas às Britânicas sugeriram ao mundo uma nova música com utilização da escala Pentatônica com suas” blues notes” criando um novo “colorido” na musica contemporânea. A Musica Brasileira também deve ser considerada pela sua multiplicidade de ritmos, bem como seu nível de harmonização que inclusive tem influenciado, já há algumas décadas o Jazz Americano.
[ Nota : Você pode encontrar todas essas e outras questões analisadas de maneira mais profunda e detalhada no livro: GUITAR BOOK – O GUIA DA GUITARRA. ]
GRADE DE MATÉRIAS BÁSICAS NO ESTUDO DA GUITARRA
*Acesse as matérias que estão abaixo da aba: Aula Grátis (Teoria & Prática)
1) Leitura
a) Rítmica; que estuda os valores das notas, grupos rítmicos que delineiam a musica do dia- a- dia, etc..
b) Melódica; que estuda as notas na pauta(pentagrama)na clave de sol, já relacionando com a localização no braço – escala (fingerboard)
c) Harmônica; que estuda os acordes na pauta escritos em notas obviamente, porém é imprescindível saber as cifras de acordes de maneira correta.
2)Teoria dos Intervalos, Escalas e Acordes no Fingerboard
a) Na realidade este estudo consiste em compreender o” mapa” ou seja, os desenhos (geométricos ) que naturalmente se formam no braço, porém devem ser compreendidos não só visualmente mas, também auditivamente através da associação de imagem e som compreendidas pelo nosso cérebro e ” espírito”.
3) Grooves
a)Esta parte do estudo consiste em aprender todos os principais padrões rítmicos e harmônicos que formam os acompanhamentos das musicas em geral ; BLUES,ROCK,JAZZ,FUNK,COUNTRY,MUSICA BRASILEIRA, etc..
4) Técnica
a)Consiste no estudo dos fundamentos das articulações e movimentos exercidos pelas duas mãos; direita e esquerda, bem como o conhecimento prático dos elementos da técnica da guitarra, tais como ; hammer, pull, bend, etc.. E a técnica empregada nos diversos estilos de guitarra estudando os principais guitarristas da história deste instrumento
5) Percepção
a) Este estudo é de fundamental importância para o desenvolvimento do ouvido musical feito através do estudo dos Intervalos, Escalas e Acordes do ponto de vista melódico e harmônico e do ponto de vista rítmico, com exercícios em padrões que delineiam a pratica. Principalmente a transcrição musical
6) Harmonia ( Funcional Moderna e Tradicional)
a) Estuda as relações entre as vozes dos acordes com a melodia , suas funções e como se combinam na prática através das regras de condução de vozes e leis que regem todo o discurso harmônico.
7) Improvisação
a) Estimula o processo de criatividade espontânea que há dentro de nós mas, precisa ser trabalhado através de exercícios de padrões melódicos relacionados aos conhecimentos prévios de Harmonia, utilizando princípios e conceitos pelos quais partimos para criar, tendo por principio os elementos basicos da Composição.
8) Chord-Melody Style
a) É a técnica de tocar melodia e harmonia simultaneamente que envolve o conhecimento mais profundo não só dos desenhos do fingerboard bem como, todo o conhecimento possível das progressões dos acordes e suas inversões. Normalmente este estilo de tocar guitarra é usado por jazzistas.
9) Estudo de Estilos
a) Blues, Rock, Jazz, Funk, Country, Guitarra Brasileira, Pop em geral.
10) História da Música e da Guitarra
11) Arranjo e Composição
[ Nota : o estudo e compreensão dos elementos básicos da Composição são fundamentais para o desenvolvimento da Improvisação]
” É preciso estar atento que existem muitos métodos que envolvem conceitos e concepções as mais diversas ,entretanto haverão pontos comuns se forem bem intencionados, exaustivamente pesquisados e experimentados por equipes de profissionais em qualquer lugar do mundo com honestidade, sinceridade e capacidade Sempre lembrando que cursos perfeitos são quase utópicos, estão sujeitos à adaptações que podem variar de acordo com a geografia ,cultura local ,etc..
Acredito que nos EUA é onde até hoje melhor se praticou o ensino da guitarra não só por ser seu local de nascimento , mas também, por fazer parte da cultura a enfase ao estudo da música que faz parte do currículo escolar regular , portanto obtém -se melhor aproveitamento do ensino e por conseguinte melhor qualidade de alunos “
* Teoria & Prática – https://wesleylelycaesar.net/aula-gratis-teoria-pratica/
* Anatomia da Guitarra – https://wesleylelycaesar.net/anatomia-da-guitarra/
* Sistema Musical Ocidental – https://wesleylelycaesar.net/sistema-musical-ocidental-teorizacao/
* Leitura – https://wesleylelycaesar.net/leitura/
* Grooves – https://wesleylelycaesar.net/grooves/
* Técnica – https://wesleylelycaesar.net/tecnica/
Aulas Semanais, Quinzenais e Avulsas: https://wesleylelycaesar.net/aulas-semanais-quinzenais-e-avulsas/
AULA EXPERIMENTAL GRÁTIS – CONTATO: wclely@hotmail.com