Introdução em Acordes
Extraído do livro-apostila : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO
ACORDES

Por definição Acorde é a combinação de 3 (três) ou mais sons simultâneos originados normalmente de uma Escala ou Modo. Ele pode ser tocado em forma de Arpejo ( uma nota de cada vez) , ou em um só “golpe” nas cordas da Guitarra , do Violão , no teclado do Piano ou qualquer instrumento de Harmonia. Os Acordes devidamente concatenados são chamados de: Progressão Harmônica ou Cadência Harmônica . Cada nota que está dentro de um Acorde pode ser considerada uma ” voz “, estas vozes vão se combinando no processo de evolução das Cadências ou Progressões que acabam por definir a Harmonia de uma melodia. Então, a combinação ou concatenação dos Acordes resulta naquilo que chamamos de Ciência Harmônica ,que nos referimos à ela simplesmente ,como: Harmonia , que pode ser estudada dentro de conceitos aos quais nos referimos com o nome de ; Tradicional , Funcional …etc…O estudo da Harmonia é fundamental na vida de um Guitarrista , Violonista e Tecladista profissionais ou até mesmo à um simples compositor , porque ela é quem veste a Melodia enriquecendo a musica à ponto de poder torná-la mais “sofisticada” ou elaborada, podendo inclusive alterar seu resultado estético , dependendo do gosto e conhecimento de quem Harmoniza. Sem a Ciência Harmônica ( Ciência da combinação dos Acordes ) , teríamos apenas ritmo e melodia ( escala ), tal como no passado remoto , na musica mais antiga e primitiva , bem como em algumas formas de manifestações musicais do Folclore ainda existentes no mundo. Entretanto, não é a proposta aqui , estudarmos as regras de Harmonia, mas sim as localizações e relações geométricas dos Acordes no braço da Guitarra e do Violão.Como dissemos , os Acordes se originam nas Escalas ou Modos através do processo de empilhamento dos Intervalos de 3 ( terças ) maiores e menores (*), sendo que primeiramente temos a : Tônica ( T ) na Escala, depois a 3 (terça ) e a seguir a 5 (quinta justa), que forma aquilo que chamamos de Tríade que é o empilhamento de terças de cada 3 notas dentro da Escala , à partir disto passamos a obter Acordes que podem ser Maiores, Menores, Aumentados e Diminutos ..etc… Vejamos:ACORDES GERADOS NA ESCALA MAIOR

* Conforme podemos observar os graus da Escala Maior tornaram – se graus de Acordes, então temos;

1) o I e o IV graus formam Acordes Maiores com 7- [sétima maior]- ( T 3 5 7 ) ,

2) o IIm, IIIm e VIm formam Acordes Menores com 7b – (T 3b 5 7b),

3) o V forma um Acorde Maior com 7b ( T 3 5 7b ) que o torna um Acorde Dominante

4) o VII m5b/7b forma um Acorde Menor com 5b e 7b ao qual chamamos de meio diminuto por ter uma quinta diminuta com sétima menor- ( T 3b 5b 7b )

Bem, à isto que fizemos acima chamamos de ” Campo Harmônico Maior ” por ter sido empilhado na Escala Maior , se fizermos com a Escala Menor Harmônica , obteremos os Acordes Diminutos ( que é : T 3b 5b 7bb) e Aumentados ( que é ; T 3 5# ). Na realidade este assunto é introdutório no estudo da Harmonia –

TRIADES

Conforme já comentamos , Tríade é por definição o empilhamento de 3 notas em Intervalos de 3 ( terças ) , resta conhecermos as principais :

1) Maior ( T 3 5 ) = é a tríade que possue a terça maior ; Ex : Do Mi Sol

2) Menor ( T3b5 ) = é a tríade que possue a terça menor ; Ex : Do Mib Sol

3) Aumentada( T35# )= é a tríade que possue a terça maior com quinta aumentada ; Ex : Do Mi Sol#

4) Diminuta ( T3b5b )= é a tríade que possue a terça menor e a quinta diminuta ; Ex: Do Mib Solb

Nota: Quero ressaltar que embora a Tríade Diminuta seja um Acorde , ainda não é o Diminuto ao qual nos referimos normalmente , porque lhe falta mais um intervalo , que é o de 7bb ( sétima Diminuta) que surge no empilhamento das terças conforme vimos acima, na montagem do Campo.

À seguir vamos ver como são as Locações Geométricas ( Localização dos Desenhos que se formam naturalmente) das Tríades no Braço da Guitarra ou do Violão

Nota : As Tríades Aumentadas e Diminutas são Simétricas , embora a Diminuta não se constitua absolutamente Simétrica porque falta o intervalo de 7bb (sétima diminuta ),porém ai teremos a Tétrade Diminuta que possui a Simetria absoluta, que veremos à seguir –

TÉTRADES

Por definição Tétrade é o empilhamento de 4 notas em intervalos de terças que se formam naturalmente no Campo Harmônico , conforme vimos até aqui. As 8 ( oito ) Tétrades que estão digitadas abaixo , parecem ser as principais :

1)Tétrades (Acordes) com 3 ( terça maior ) com : 7b ( T 3 5 7b ), maj.7 ( T 3 5 7 ) , 5#/maj.7 ( T 3 5# 7 ) e 4#/7b ( T 3 4# 7b )-

2)Tétrades (Acordes) com 3b ( terça menor) acrescentada de : 7b (T 3b 5 7b) e maj.7 (T 3b 5 7 )-

3)Tétrades (Acordes) Diminuta ( T 3b 5b 7bb) e Meio Diminuta ( T 3b 5b 7b )

AS PRINCIPAIS QUALIDADES DE ACORDES

Conforme já pudemos observar na Formação dos Campos Harmônicos, os Acordes Básicos do cotidiano da Música Ocidental do ponto de vista da Harmonia Funcional, se classificam da seguinte maneira:

1) Maiores = ( T 3 5 )

2) Menores = ( T 3b 5 )

3) Aumentados = ( T 3 5# )

4) Diminutos = ( T 3b 5b 7bb)

5) Meio Diminutos = ( T 3b 5b 7b )

6) Suspensos = ( T 4 5 )

CIFRAGEM DOS ACORDES BÁSICOS

Além das suas ” Qualidades ” os Acordes podem vir com Dissonâncias ( Intervalos Dissonantes) acompanhadas que se formam naturalmente nos seus respectivos pontos de origem ( como vimos no inicio desta parte ) então o Acorde Maior por exemplo , poderá vir com adição de Intervalos de 7 ( sétima maior ) , 7b ( sétima menor ) , 9 ( nona maior ) , 9b ( nona menor ) ,…etc… Vejamos:

CIFRAGEM DAS DISSONÂNCIAS NOS ACORDES

Na Tabela à seguir veremos a ” Convenção Americana e Brasileira de Cifragem de Dissonâncias de Acordes ” que está sujeita não só à mudanças, mas também à discórdia , pelo fato de que ( as Cifragens ) são usadas no cotidiano dos estudantes , professores e músicos nos estúdios de gravação e na vida do profissional em geral , ou seja é uma linguagem que está ” viva “podendo sofrer alterações à qualquer momento , então torna-se difícil estabelecer e fixar definitivamente este tipo de informação ,..etc.. Entretanto , temos aqui uma média das Padronizações de Cifragens de Dissonâncias que ocorrem na pratica. Antes vamos ver como se Classificam:

Os Acordes Maiores podem vir acompanhados de Dissonâncias do tipo: maj.7 , 9 , 6 ..etc… neste caso costumam ser ” Tônicos ou Subdominantes” que cujos nomes explicam a Função Harmônica que um Acorde pode ter, quando um Acorde Maior vem acompanhado de; 7b , 7b9, 7b13, 7b5b,7b5#,7b9b,7b9# ,… deverá exercer Função de Acorde Dominante que poderá ser Natural ( se originado do Campo Harmônico Maior ) ou Alterado ( se originado do Campo Harmônico Menor Melódico)

– É bom lembrar que os Acordes surgem na pratica Musical independente do Sistema ao qual os atribuímos ,ou seja , poderão exercer Funções Harmônicas em um contexto Musical Tonal ,porém os mesmos Acordes se estiverem em um contexto Modal não estarão exercendo tais Funções , poderão estar portanto ,em um contexto Harmônico Funcional ou Não Funcional ,..etc…

Os Acordes Menores podem vir com ; 7b , 7( sétima maior ) , 7b9, 9 , 6 …etc..

Os Acordes Diminutos não costumam vir acompanhados de Dissonâncias, entretanto podem vir com ; 13b ,…

Os Acordes Meio Diminutos normalmente na pratica não costumam vir acompanhados à mais Dissonâncias –

Os Acordes Aumentados são Tríades ,então não possuem Dissonâncias à mais , entretanto ,o Acorde de 5# com 7b ( T 3 5# 7b ) é muito comum-

Os Acordes Suspensos poderão vir sómente com a sua base ( T 4 5 ) ,porém é muito comum aparecer com ; 7b , 9 , 11 ( a 4 assume papel de 11 )

Devemos lembrar ainda que tanto nos Acordes Maiores com 7 e 9 ou 7b e 9 , quanto nos Menores com 7 e 9 ou 7b e 9 ; a 5 ( quinta justa ) é omitida , ou seja , ela não aparece –

CONVENÇÃO DE CIFRAGEM DE ACORDES E RESPECTIVAS DISSONÂNCIAS

Sistema 5 Posições de Acordes
Extraido do meu livro : AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO

AS LOCALIZAÇÕES DAS POSIÇÕES DOS ACORDES NO BRAÇO DA GUITARRA E DO VIOLÃO 

Sabemos que os Acordes assim como os Intervalos e as Escalas , possuem as suas Digitações Principais ( no Braço da Guitarra ou do Violão ) que são seus respectivos ” Shapes ” ( Modelos) os quais usamos em nosso dia – a -dia , consciente ou inconscientemente , pois tanto aqueles que tocam por ” intuição” , bem como aqueles que tocam por ” Teoria ” se utilizam exatamente das mesmas Posições de Acordes , principalmente à nivel basico. Bem , tudo que temos a saber é , como são as principais Digitações dos Acordes, tendo em vista que o ” universo ” de possibilidades de combinações de notas no Braço da Guitarra ( ou do Violão ) do ponto de vista ” Geométrico” é ilimitado , embora tais possibilidades estejam normalmente submetidas às regras de Harmonia e também seja naturalmente limitada pelo numero de Cordas do instrumento , bem como pelos 4 (quatro ) dedos da mão do executante , ou seja, em principio não podemos tocar mais que 6 ( seis ) “vozes” ou notas ao mesmo tempo na Guitarra ou no Violão. Entretanto, à nivel basico podemos perfeitamente determinar as Posições Principais através de Modelos Basicos que constituem praticamente 100% da abordagem possível de um Guitarrista ou Violonista , porem à nivel da Harmonia mais Avançada ou ainda em situações especificas, estas mesmas Posições poderão ser insuficientes.A estas Posições chamamos de ” Sistema 5 ” ou ” Sistema C A G E D ” que se refere as Cifras dos Acordes respectivamente de ; C ( DO) A ( LA) G ( SOL) E ( MI ) D ( RE ) por ser baseada no principio de que com apenas 5 ( cinco ) Posições de Acordes podemos fazê-los em qualquer Tonalidade , lógicamente que com os Modelos respectivos de cada Qualidade de Acorde .

COMO USAR OS DESENHOS ( Shapes ) DO SISTEMA 5 POSIÇÕES NO BRAÇO DA GUITARRA OU VIOLÃO

Os Desenhos são transpositores tendo por base a Pestana (que se faz normalmente com o dedo 1 da mão do Braço ) que se desloca para qualquer lugar do Braço mantendo-se óbviamente a Posição ou Shape na Tonalidade desejada.
SISTEMA 5 POSIÇÕES ( C A G E D )Acordes Maiores e Dominantes

* É importante observar que nem todas Posições originais do Sistema 5 são praticas ou se quer usuais até porque algumas não são confortáveis ,entretanto nos dão a idéia da dimensão das possibilidades das ” Locações Geométricas do Braço “

OBSERVAÇÕES GERAIS

*Como pudemos observar até aqui e também nas próximas Posições é que os Acordes nem sempre se encontram com suas ” vozes ” em ordem consecutiva ou Fundamental , porque isto é característico da Guitarra e do Violão ( instrumentos de Cordas e Harmonia ) , determinados Acordes em determinadas posições só serão possíveis se as vozes não estiverem em ordem Fundamental , já nos instrumentos de Teclado a possibilidade de se manter as vozes dos Acordes em ordem Fundamental ou consecutiva é opcional e acessível . Vamos continuar vendo os Acordes Menores

IMPORTANTE

* É óbvio que as Posições que vimos até aqui e ainda veremos dentro da “ótica” do Sistema 5 não totalizam as possibilidades de Posicionamentos de Acordes no Braço da Guitarra e do Violão , entretanto nos ajudam definitivamente à conhecer o Braço-Escala- Acorde, viabilizando a nossa evolução no instrumento –

ENARMONIA DE ACORDES

Por Enarmonia de Acordes entende-se os Acordes que possuem as mesmas notas porém com nomes de Cifragens diferentes. Na realidade todos os Acordes são Enarmônicos entre si , resta saber quem é Enarmônico de quem . É importante lembrar também que o conceito de Enarmonia aqui tratado é mais abrangente do que o conceito tradicional deste termo , pois a idéia é analisar os Acordes e perceber como tais notas estão contidas em outros que exercem Funções Múltiplas, ou seja , Funções Harmônicas diferentes , podemos classifica-los então, em : Enarmonia parcial e Enarmonia absoluta. Na verdade existem alguns tipos básicos de Acordes e os demais são repetições com as suas respectivas vozes internas invertidas porém as Funções Harmônicas se modificam lógicamente – Vejamos à seguir alguns exemplos –

Alguns Casos de ” Enarmonia Absoluta “

1) C = Am7/C ( Dó maior é igual à La menor com sétima menor com terça menor no baixo)

2) Cmaj.7 = Em7/C ( Dó maior com sétima maior é igual a Mi menor com sétima menor com a sexta bemol no baixo ) –

3) Bm5b7b =Dm6 ( Si meio diminuto é igual a Ré menor com sexta maior )

4) Dm7 = F/D ( Ré menor com sétima menor é igual a Fa maior com a sexta no baixo )

5) Gsus7911 = F/G ( Sol sus com sétima menor , nona maior e décima primeira é igual a Fa maior com a segunda no baixo )

6) Cmaj.7 = G6/C ( Dó maior com sétima maior é igual a Sol maior com sexta maior com a quarta justa no baixo )

Casos de ” Enarmonia Parcial “

1) A7b9b = Bbdim. ( La com sétima e nona menores é igual à Si bemol diminuto )

2) D7b9 = Am6 ( Ré com sétima menor e nona maior é igual a La menor com sexta maior )

Veja mais no meu livro : ” AS ESCALAS E OS ACORDES NA GUITARRA E NO VIOLÃO “


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