Sinopse Histórica do Country
O Country é praticamente a “coluna vertebral” da musica popular branca norte americana. Até hoje nos EUA é a musica mais ouvida e praticada entre os brancos nos interiores dos estados.
O ritmo deste gênero é de origem européia com ramificação nos estilos musicais de compasso binário, como a Polka, a Marcha, etc. Este gênero contribuiu para a formação da musica americana popular mais moderna, como por exemplo, o Rock’n’Roll surgido em meados da década de 1950.
A pratica musical que originou o Country surgiu em meados do século 19 com a colonização dos montes Apalaches (Cumberland Mountains) entre Kentucky e Tennessee. Os brancos pobres que foram habitar as colinas trouxeram as danças folclóricas, as gigas irlandesas, a própria balada antiga inglesa, tudo isso adaptou-se à uma paisagem de um novo mundo. Até 1835 a maior parte destas regiões ainda não estavam habitadas, isto quer dizer que esta nova musica que no século 20 será denominada como Country music ainda se encontrava espalhada em formas musicais diversas na pratica dos seus colonizadores e não havia ainda adquirido um formato especifico.
Em 1910 John Lomax (um etnomusicologo) publicou uma obra sobre “Cowboy Songs” e em 1916 outra obra com muitas canções folks dos montes Apalaches foi publicada. Em 1922 uma emissora de Radio na Geórgia começou a divulgar as primeiras folk songs. No mesmo ano o violinista Eck Robertson realizou as primeiras gravações de canções antigas, porém, foi em 1923 que o violinista John Carson fez as primeiras gravações de canções “hillbilly”, cujo evento é considerado o inicio oficial da musica Country.
Assim, a indústria americana de gravação dividiu o mercado musical em race music (musica negra) e a hillbilly music (musica dos brancos). O termo “hillbilly” foi adotado à partir de 1924 para indicar musica dos brancos originada das colinas. É desta origem o estilo e termo surgidos na década de 1950, o Rock’a’Billy tocado por Chuck Berry (que por acaso era um musico negro), Scott Moore, Carl Perkins, Bill Halley (não por acaso eram musicos brancos).
Pois, já em 1917, surgia na Geórgia a “Old time fiddles organization”, isto demonstra a tradição instrumental na musica Country – A fraseologia (ver exemplos de frases) no Country é rebuscada com passagens cromáticas, que mistura Escala de blues com modos da Escala maior (tipo Mixolídio, por exemplo), normalmente em plano modulatório. O ritmo, às vezes, em semicolcheia normalmente em compasso binário, e andamento fast. Com utilização técnica que se serve muito comumente de open string, às vezes, em fingerpicking style. Enfim, o Country na guitarra é de muita utilidade para quem deseja desenvolver-se, e adquirir assim uma formação técnica guitarristica mais completa.
O estilo fast e sincopado de “bluegrass” do banjoista “Charlie Poole” da Carolina do Norte já em 1925, é um exemplo destes músicos pioneiros da Country music.
Até 1920 os músicos de hillbilly mesclavam canções com skits (zombaria), que era o estilo “Skillet Lickers”.
Em 1885 em Honolulu, J. Kekuku já tinha inventado o steel guitar havaiano, sendo que a partir de 1912, R.Walton, popularizou o ukelele (instrumento havaiano) e a steel guitar nos EUA. Daí seguiu-se muitas gravações no gênero sempre utilizando o steel guitar, se tornando comum no repertório de Country music.
Em 1925 Carl Sprague, tornou-se o mais conhecido musico de canções de Cowboy, foi a primeira gravação de cantor Country.
São conhecidos também como pioneiros da Country Music; “Jimmie Rodgers” (considerado o Pai da musica Country americana) e “Carter Family”, ambos assinaram contrato em agosto de 1927 com a Victor Records.
Em 1925 Jimmie formou uma banda de hillbilly com banjo, mandolin, e no violão (guitar) Jackie Pierce. Esta era a instrumentação básica no Country. O uso do banjo, por exemplo, é uma influência dos escravos negros. O fiddle (um tipo de violino ou rabeca, uma construção simplificada do violino) também era muito usado.
O formato de canção “hillbilly” era mais popular nas planícies, e o formato de canção dos “Appalachians Mountains” ficou conhecido como urbano e de influência Afro-Americana.
Considera-se que a primeira rádio-difusão de musica Country nos EUA, tenha sido em 1925 quando a emissora WSM de Nashville que apresentava artistas de cowboy songs, era ouvida em todo o território americano. O evento ficou conhecido como ”Grand Olé Opry”. Eram programas que tinham por objetivo divulgar os shows dos artistas do gênero. E Roy Acuff foi um dos seus principais estimuladores.
As canções hillbilly já na década de 1920 eram interpretadas (cantadas) por alguns cantores que surgiam, entretanto, os músicos de hillbilly ficaram mais conhecidos como instrumentistas cuja linguagem formou o Country.
No final da década 1920 e durante a década de 30, surgia a Honky tonk music que encarnava o espírito amante que envolvia dança e drink. Gene Autry foi um cantor-compositor que destacou-se neste gênero sendo pioneiro tambem como cantor cowboy de Hollywood. Outros como; Roy Rogers, Tex Ritter, Johnny Bond contribuíram para levar a Country music do leste para o oeste.
Na mesma época surgia a Western music que misturava o estilo de big band, com blues, Dixieland, jazz e outros estilos. O Western foi o mais popular dos estilos da Country music nos anos 30 e 40. Contribuiu para a inclusão do Drums (bateria) e Hawaiian Steel Guitar na musica Country. Bob Wills foi considerado o “rei da Western music” suas gravações datam entre 1936 e 1943.
Na década de 1940 surgiam guitarristas como Merle Travis considerado um virtuose, que adaptou a técnica original do banjo tocada em três dedos com palheta (tipo flatpicking) criando um novo estilo de tocar guitarra Country que somava melodia e harmonia simultaneamente.
(Obs: Na verdade o chamado Chord-Melody já existia no Jazz e muito antes do século XX na chamada Musica Clássica. A técnica de tocar melodia e harmonia simultaneamente é tradicional tanto no Piano, no Violão Erudito, no Flamenco, etc).
Outro guitarrista que surgiu como seguidor de Travis, foi o Chet Atkins que se tornaria uma referencia na guitarra Country a partir dos anos 40 e o pioneiro do “Nashville sound” uma mistura de Pop music com o Country. Atuou tambem como produtor musical, lançando cantores(as), entre eles o Elvis Presley em 1956.
Existiam outros guitarristas, que foram pioneiros na guitarra elétrica Country, tais como “Speed West” e “Jimmy Bryant”, que já haviam gravado na década de1930 exibindo uma técnica bem apurada, em estilo fast.
O Bluegrass é um subgênero do Country que nos anos 30/40 misturava técnica de banjo com Country & Western fiddle e outros elementos. Bill Monroe que era mandolinista foi um nome de destaque neste estilo, com seu irmão Charlie que era guitarrista ainda na década de 30 integravam um Duo chamado Monroe Brothers, já popularizado nos anos 40.
Lester Flatt e Earl Scruggs tambem marcaram presença incluindo a guitarra dobro no bluegrass que era uma variação da Hawaiian steel guitar.
Outro guitarrista importante não só para o Country, mas, e principalmente para o mundo da guitarra surgido ainda nos anos 40, foi o Les Paul, pois, além de ter inventado a guitarra de corpo sólido em 1941(ver História da Guitarra nos EUA), tambem foi pioneiro em algumas técnicas de gravação como o echo delay e o multtracking, utilizando certos experimentos em gravações como Brazil and Lover de 1948, que o colocou como um inovador.
O estilo Honk Tonk dentro do Country exerceu grande influencia em varios artistas deste genero. Hank Williams que surgiu ainda em 1949 no Opry, tem seu nome associado a este estilo.
No começo dos anos 50 tambem surgiu o guitarrista Joe Maphis que tambem era considerado um inovador por sua pirotecnia, chegou a influenciar guitarristas que transitam entre o Jazz e o Blues, como, por exemplo, o guitarrista Larry Carlton.
Famoso também se tornou o guitarrista Arthel “Doc” Watson que gravou seu primeiro álbum no começo dos anos 60. São tambem importantes os guitarristas Jerry Reed e James Burton.
Existem muitos guitarristas importantes no Country music, como; Danny Gaton surgido entre anos 80 e 90, Ray Flacke nos anos 80, entretanto, alguns mais modernos são mais conhecidos, como no caso de “Albert Lee” surgido entre os anos 70 e 80, que foi uma das referencias para Steve Morse (que já tocava nos anos 70, mas só surgiu para o grande publico entre os anos 80 e 90, e tem uma formação musical que mistura técnica de Country, Rock, Pop, Progressivo e Barroco).
Talvez seja importante mencionar, que o Country teve um tremendo impacto no subconsciente americano, pois, se tornou a musica da nação branca Americana, isto é, a sua própria identidade musical.
Dos anos 50 e 60 em diante surgiram; Willie Nelson, Johnny Cash, Waylon Jennings, Dolly Parton. Nos anos 70 e 80 Emmylou Harris e a banda Poco foram destaques, assim como nos anos 90 Garth Brooks estrelou como um dos maiores vendedores de Cds do genero.
Quanto aos Grooves do Country, são normalmente baseados em compasso 2/4 ou 4/4. A linha de Condução Ritmica geralmente se sustenta em seminima ou colcheia com Acordes normalmente triadicos e no máximo com sétima na Dominante. Ou seja, a sua linha Harmônica (Acordes) é tradicional e simples do ponto de vista das regras da tonalidade e das teorias da Harmonia Ocidentais, muito embora existam variareis que podem rebuscar as bases harmônicas do Country.
O som da musica Country e todo o seu texto, encarnam a história da colonização branca da América do norte. A estatística de vendas indica que, dentro dos EUA, sempre foi a musica mais vendida, isto é, a maior preferência do publico americano. A audiência de radio que tem por predominância a execução de musica Country, chega a 40% da população. Em 1989 a industria Country que faturava 921 milhões de dólares chegou à soma de 1.758 bilhões. Pois, o Country que começou como hillbilly song e foi se transformando, como vimos, nasceu dentro da América como resultado de uma mescla de canções dos colonizadores. Lá estão suas raízes, portanto tambem, o seu grande publico.
*O Estilo Country: aspectos gerais
No Country, estilo guitarristico por vezes rebuscado pode ser também estudado com aplicações do tipo; cada frase pode ser criada por Acorde.
Penso que a soma de experiências praticas em um estilo, mais o estudo teórico dele com a aquisição definitiva de sua linguagem, pode resultar em seu domínio. Portanto, os aspectos normalmente estudados na Improvisação, formam um conjunto de informações padronizadas que tornam acessível a execução do estilo.
a) Aspectos Rítmicos – As células rítmicas mais comuns são: o grupo colcheia (duas notas por tempo) e o grupo semicolcheia (quatro notas por tempo). Aparece também a tercina de colcheia e eventualmente a tercina de semicolcheia. As fórmulas de compasso mais freqüentes é 2/4 e 4/4. Há quem diga que o Country originou-se da Polca alemã ou dos estilos europeus antigos cuja fórmula é o compasso binário.
b) Aspectos Melódicos – A Melodia está normalmente ligada a Escala Maior e/ou Modo Mixolídio, com passagem cromática e também ocorre a Escala Pentatônica com Blue Note usada no Rock Blues. Normalmente o solo na guitarra Country segue a idéia da Escala-Acorde, isto é, a fraseologia pode se travar à partir do acorde tocado em seqüência. Cada frase melódica pode ser montada no instante de cada acorde sucessivamente.
c) Aspectos Harmônicos – Os Acordes são normalmente em seqüências já conhecidas, tipo: I IV, V I , I IV V , normalmente são acordes triadicos maiores as vezes com a 7b, algumas passagens podem ser em acordes menores também triadicos. Ocorrem também passagens em acorde diminuto.
d) Aspectos Técnicos – A técnica da guitarra Country se serve de elementos que são comuns no Blues e no Rock, tipo: Hammer-on, Pull-off, Bend, Slide, porém, utiliza-se determinados tipos de Bends, que são específicos do estilo, a saber.