Quando a revista Guitar Player chegou ao Brasil foi através de uma concessão da Guitar Player norte-americana sua matriz original. A ‘Player’ foi (e ainda é) a principal revista especializada em guitarra do Ocidente, ao lado de outras importantes como a Guitar World que foi sua principal concorrente. Então, sob a direção e Ruy Pereira (um veterano editor) a revista Guitar Player BR. começava em 1996 suas primeiras edições. Sob o comando de edição técnica de um dos maiores professores de guitarra do Brasil, Mozart Mello, a revista começou a fazer sucesso no meio guitarrístico e logo tornou-se referência. Então, foi quando Wesley Lely Caesar foi convidado por Mozart à escrever a sua primeira matéria para a revista não adquirindo ainda uma coluna permanente.
Mas, foi somente por volta de 2006 que Wesley Lely Caesar foi convidado novamente à escrever na revista Guitar Player Brasil adquirindo uma coluna mensal. O convite foi feito pelo então novo editor técnico e coordenador das colunas, o veterano guitarrista brasileiro Flávio Gutok que sob a direção de Teresa Melo (agora diretora e gestora da revista), e o comando editorial de David Hepner, e mais uma equipe de dedicados funcionários realizaram um trabalho que os colocaram como os editores da mais importante revista especializada em guitarra da América do Sul. Desde aquele período até aos anos finais da revista quando sua distribuição em bancas de jornal por todo o país deixou de ocorrer, Wesley Lély abordou na sua coluna lições de solos e frases dos grandes mestres da guitarra. Nestes anos Wesley apresentou partes do seu trabalho didático que é fundado numa Grade de matérias (ver página Grade de Matérias). Então, aqui segue algumas poucas lições das dezenas que Lély escreveu nestes anos…
PRIMEIRO ARTIGO DE WESLEY LELY CAESAR EM AGOSTO DE 1996 PARA A REVISTA GUITAR PLAYER RECÉM CHEGADA AO BRASIL. SOB A DIREÇÃO DE REDAÇÃO de RUY PEREIRA, EDITOR TÉCNICO: MOZART MELLO.