INTRODUÇÃO À TÉCNICA DA GUITARRA
Normalmente usa-se a palavra Técnica para designar a inteligência musical e a habilidade motora que um eventual guitarrista possa ter, ou seja, sua pratica do mecanismo das Articulações dos seus dedos, sua Velocidade,sua capacidade em executar determinadas musicas ou Solos….
Podemos dizer que a habilidade motora está mais relacionada ao processo da Ergonometria ou Ergonomia que é o estudo da racionalização do trabalho (neste caso “mecânico”) visando a sua otimização.
E a inteligência musical estará mais relacionada ao acervo de conhecimentos, isto é, à cultura musical do guitarrista e o uso no processo da sua pratica.
Um musico poderá ter uma Técnica rudimentar, porém, isso não impede que ele possua musicalidade nata, seja “criativo”, “inventivo”, etc. Em principio podemos dizer que, a Técnica deve estar a serviço da musica e não ao contrario.
Quando nos referimos à Técnica de alguém, deveríamos considerar não só as qualidades mecânicas do executante, mas, principalmente, sua capacidade musical em interpretar e transmitir o que toca para o ouvinte, o seu real conhecimento da estética do estilo que executa e a vivência do mesmo, sua real capacidade de Improvisar,etc, são ingredientes que irão completar um guitarrista.
Outro ponto absolutamente importante é entender que as Técnicas de execução na Guitarra se diferem, por razões óbvias da peculiaridade de cada Estilo. Por exemplo, no Blues e no Rock os elementos de Técnica, tais como; Hammer, Pull, etc, são comuns em ambos, entretanto para outros estilos poderão não ser.
NOMENCLATURA DA MÃO ESQUERDA E MÃO DIREITA
Para os destros a Mão Direita é a mão da palheta (para os canhotos é obviamente a Esquerda)que cujo movimento é indicado por sinais para baixo e para cima do ato de palhetar estamos nos referindo ao Solo.
Quando estamos “Conduzindo“, ou seja, Acompanhando uma canção qualquer, então, deverá ser indicado por sinais do movimento da palheta que abrangerá todas as Cordas ao mesmo tempo, entretanto, para isto não há uma convenção ou padronização oficial, porém, se a musica estiver escrita na pauta ou mesmo tablatura, estará automaticamente expressa. Vejamos quais os elementos da escrita para Solo.
Mão Direita (Mão da Palheta)
O Alternate Picking por ser a forma tradicional de se palhetar deve ser aprendido logo de imediato, entretanto, no Blues e no Rock não chega a ser regra, porque, nestes estilos são muito usadas as Ligaduras (em inglês é chamado de Slurs) que são executadas pela mão esquerda (mão do braço). Portanto, o Alternate é mais comum no Jazz,embora possa ser adotado porguitarristas de qualquer estilo.
Mão Esquerda (Mão do Braço)
Os movimentos da Mão Esquerda (do ponto de vista do Solo ), devem ser estudados dentro do conceito das Articulações que devem seguir o principio da “Analise Combinatória” ou seja, combinamos os dedos: 1 , 2 , 3 e 4 de todas as maneiras (totalizando 60 combinações básicas) de modo a simular qualquer situação pratica quando tocamos um Solo ou Melodia, etc (ver adiante). Obviamente que estamos nos referindo exclusivamente a parte motora do nosso aprendizado, que são os exercícios que podemos entende-los como “psico-motor“ que servem ao desenvolvimento dos aspectos técnico-mecânicos.
*Consulte o meu Compendio de Guitarra Vol. 01 e 02