*Fundador e Coordenador do IG&T

“Wesley Lély Caesar é um dos pioneiros do video-aula no Brasil… Ensinou a muitos que hoje ensinam, ou estão na grande Midia Em 1987 LÉLY e Wander Taffo fundaram em São Paulo o primeiro ‘Instituto de Guitarra e Tecnologia’ do Brasil, o IG&T

A HISTÓRIA DO ‘PRIMEIRO’ INSTITUTO DE GUITARRA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: IG&T

     O primeiro “Instituto de Guitarra e Tecnologia de São Paulo (IG&T)” foi fundado em 31 de outubro de 1987 por Wesley ‘Lély’ Caesar que era autor do projeto e por Wander Taffo (Banda Radio-Taxi) co-autor.

A INAUGURAÇÃO DA ESCOLA E AS PRIMEIRAS MATRÍCULAS

Na noite do dia 27 de outubro de 1987 o primeiro ‘Instituto de Guitarra e Tecnologia de São Paulo’ e do Brasil estava sendo fundado como a mais importante escola de Guitarra de toda a história. Na noite da inauguração uma cobertura de grande mídia ocorreu. Entre elas, o então, apresentador Celso Russomano fazia as primeiras inserções da festa de inauguração em seu programa noturno de entretenimento e novidades pela TV Gazeta de São Paulo. Na inauguração muitos músicos e personalidades da música estavam presentes como; Paulinho Nogueira, André Geraissati, Ulisses Rocha, Mozart Mello, entre outros. No dia seguinte à inauguração a Tv Cultura e a Tv Globo fizeram matéria ao vivo do evento. A escola naquele mês ganhou matéria na revista VEJA. O jornalista ancora na época do SP-TV da rede Globo ‘Augusto Xavier‘ ao fazer a cobertura jornalística, fez a matrícula como um dos primeiros alunos da escola, assim como ‘Afonso Nigro‘ do grupo Dominó. Das bandas famosas da época outros chegaram para a matrícula, como ‘Sandro Haick Thomaz’ e Marcelo Papinni do grupo Bombom que haviam estourado com o sucesso ‘Vamos a la Playa‘. O veterano guitarrista ‘José Ribamar’ da banda Placa Luminosa que estava estourada na época, era mais um inscrito. Ainda chegariam entre os primeiros alunos; Rafael Bittencourt que anos mais tarde criaria a banda ANGRAe ‘Kiko Loureiro‘ ainda pouco conhecido no meio musical seria junto a ‘Rafael Bittencourt’ aluno de ‘Wesley Lely Caesar’ (o criador do projeto)Outros como Edu Ardanuy – que mais tarde seria guitarrista da banda DR.SIN (ao lado dos irmãos Ivan e Andria Busic) – estava chegando para a matrícula assim como: Ziggy da banda NAU, Alec Haiat da banda METRO, todas de sucesso na época. Outros alunos que vinham de outras cidades frequentavam as aulas semanalmente, como alguns que vinham da cidade de Santos, um desses alunos mais tarde criaria a banda Charlie Brown Jr. A escola era regularmente visitada por músicos e artistas que estavam na grande mídia na época, entre eles: Kiko Zambianchi, ‘Roger Moreira do Ultraje A RigorDinho Ouro Preto da banda Capital Inicial. Além de músicos veteranos como o baixista Nico Assunção, Victor Biglione, entre tantos outros…

COORDENAÇÃO e ADMINISTRAÇÃO

Na época a escola contou com a coordenação didática e pedagógica de Wesley ‘Lély’ Caesar, com as direções empresarial, publicitária e administrativa de Wander Taffo e Hélio Saraiva. Com uma participação comercial de Jonas Anglister (Joni) que inaugurou um show room dentro da escola com vendas de equipamentos em geral. As instalações deste primeiro IG&T estavam localizadas no bairro do Ibirapuera em São Paulo na Av. República do Líbano, 176. O IG&T foi a primeira escola brasileira a possuir um acervo sem precedentes em termos de equipamento e material didático, com 4 salas de aula equipadas com mais de 20 amplificadores Marshall (Studio 12) e Harmonic (50 watts) por sala. Além dos amplificadores ‘Gallien Krueger’ de uso exclusivo dos professores em aula. Um telão na sala principal projetava diariamente as primeiras videos-aula de guitarra importadas que chegavam por aqui no Brasil, através da escola. Vídeos-Aula de diversos (mais de 40) guitarristas basicamente norte-americanos publicados por produtoras como Hot Licks, Star Licks, DCI Video, Reh Publications entre outras, além de métodos didáticos de guitarra dos maiores expoentes da época. O IG&T de São Paulo foi nesta época o maior “laboratório” de estudos de guitarra até hoje criado. A inauguração da escola contou com grande cobertura da grande mídia através da influência de Wander Taffo que já era na época considerado um dos maiores guitarristas brasileiros, muito respeitado dentro e fora da comunidade guitarrística, isso obviamente influenciou para uma grande afluência de alunos, tanto que nas primeiras semanas foram registradas centenas de matrículas sem precedentes históricos. Dos mais de 600 alunos, pelo menos os primeiros 200 alunos da escola, passaram por um exame prévio para ingresso nos cursos, e os exames eram realizados por Lély. Posteriormente, o guitarrista Irineu Correia (que era auxiliar de Wesley) assumiu a função de exame e triagem. Entre os alunos estavam; Márcio OkayamaEdu Ardanuy (que se tornaria guitarrista da banda DR.SIN). Sandro Haick Thomaz e tantos outros. Deste primeiro IG&T saíram alunos que se tornaram profissionais e professores da guitarra que hoje gozam de prestígio nacional, e outros despontaram na grande mídia. Na época de sua formação, a escola atraiu vários guitarristas de expressão nacional que por lá frequentavam ou lá estudavam para aperfeiçoar os seus conhecimentos no instrumento. Este primeiro ‘Instituto de Guitarra e Tecnologia’ certamente estimulou o ensino da guitarra em São Paulo, e por tabela em outras cidades e estados através de seus alunos que chegavam com o intuito de levar para a sua cidade o material de ensino do IG&T. A iniciativa da criação do IG&T ajudou a alavancar em São Paulo o mercado da guitarra, amplificadores, videos-aula, acessórios, etc, etc, bem como, divulgou o GIT de Los Angeles até então desconhecido da maioria dos estudantes de Guitarra, entre os quais alguns pra lá foram estudarmais tarde .

     AS ORIGENS DO PROJETO DO IG&T

A história do IG&T começou ainda antes, em 1985, quando Wesley ‘Lély’ Caesar que já ensinava guitarra e violão desde 1981 e pesquisava sobre materiais didáticos de guitarra que eram escassos no Brasil, e, por isso mesmo, abriu contato com o GIT de Los Angeles (MI) e outras escolas, como a Groove School e a Berklee College, e ainda entrou em contato com muitas publicadoras, adquirindo assim muitos materiais didáticos, colecionando um acervo de guitarra pouco comum para os padrões brasileiros da época. A partir disso idealizou uma escola nos padrões norte-americanos. Assim sendo, em contato com Wander Taffo que era um velho amigo, sugeriu a ele a ideia de uma escola especializada em guitarra nos moldes do GIT de Los Angeles. Wander imediatamente aderiu ao projeto, pois, Wander e Lély já eram amigos desde 1971, e, reciprocamente um acompanhava e estimulava o trabalho do outro, por isso, juntos puderam iniciar os preparativos e os contatos necessários para a criação da escola. Entre final de 1985 até a fundação da escola em Outubro de 1987 estiveram juntos quase diariamente montando estratégias de trabalho e contatos para a realização de um projeto até então inédito na história da guitarra no Brasil.

       Em princípio o curso foi um sucesso, pois, atendeu mais de 600 alunos em um ano e meio, com o auxílio de outros professores, além dos criadores do projeto (Wesley Lély Caesar e Wander Taffo) a escola contou ainda com as participações de: Mozart Mello, Irineu Correa, Claudio Celso, Fabio Amaral (Índio), Faiska Borges entre outros e mais o apoio de tradução de André Christovam – que despontaria mais tarde como um dos principais guitarristas de Blues do país.

      Depois de certo período surgiram interesses diversos o que levou à separação da sociedade. Quase dez anos depois Wander Taffo retomaria o projeto, porém, desta vez sem Wesley ‘Lély’ Caesar porque este se encontrava desenvolvendo um trabalho numa das mais importantes escolas de música do Brasil, a Escola SOUZA LIMA-BERKLEE onde pôde desenvolver seu ideal, um trabalho com liberdade e autonomia didática e sua própria metodologia...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *